Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-03-2011

SECÇÃO: Educação

Câmara e Governo fazem investimentos avultados na Educação

Escola Básica e Secundária de Refojos - em fase de conclusão
Escola Básica e Secundária de Refojos - em fase de conclusão
Nos últimos três anos tem sido avultado o investimento feito pela Câmara Municipal no sector da educação, seja através das actividades levadas a cabo diariamente, seja através da beneficiação e/ou construção de novos edifícios, tais como, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, já em funcionamento e avaliado em 3.315.833,00 euros; o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, em fase de construção e que representa um montante total de 1.357.520,00 euros; e a substituição integral do antigo ciclo (Escola Básica de Cabeceiras de Basto), em fase adiantada e avaliado em 6.171.277,00 euros. A edificação destes três equipamentos já executados ou ainda em execução traduz-se num investimento global de 10.844.631,00 euros. Neste sector, estão igualmente previstas outras obras, tais como, a grande remodelação do Centro Escolar de Refojos II, obra avaliada em 2.009.388,00 euros; a construção do pavilhão desportivo da escola básica de Cabeceiras de Basto, orçado em 1.000.000,00 euros; assim como, a implementação do Plano Tecnológico da Educação no Concelho que incide na colocação de quadros interactivos e videoviligância nos Centros Escolares, representando um investimento de 117.161,00 euros.
Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos
Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos
Em suma, de 2008 até 2011, o investimento global no sector da Educação em Cabeceiras de Basto é de 24.815.812,15 euros.

Espaços de Convívio
e de Lazer
Projecto do Centro Escolar de Refojos II
Projecto do Centro Escolar de Refojos II

No decurso da reunião, o executivo municipal decidiu igualmente celebrar um protocolo de cedência de instalações das antigas Escolas Básicas de Eiró- Riodouro e Moimenta – Cavez, com a Basto Vida – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.
Projecto do Centro Escolar do Arco de Baúlhe
Projecto do Centro Escolar do Arco de Baúlhe
Trata-se de uma decisão que visa dar continuidade ao projecto de dinamização de Espaços de Convívio e de Lazer, levado a cabo em diferentes locais do concelho, procurando satisfazer e dar respostas a um sector numeroso da população, como são os mais idosos.
A dinamização destes espaços, contribui assim, para que as pessoas possam, numa relação de convívio e de lazer, ter actividades e ocupações que lhes permitam uma melhor qualidade de vida, através da participação em diversas acções seja artesanais, seja desportivas ou ainda na música, na natação, nos jogos de mesa, na leitura, ou simplesmente na partilha de vivências e recordações.
De referir ainda, que a dinamização destes espaços permite também incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e integeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Os Espaços de Convívio e de Lazer, encontram-se devidamente apetrechados e contam com o apoio de uma auxiliar na realização das diversas actividades levadas a cabo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.