Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Última Página

Governo Civil de Braga Premiado pelo Optimus Innovation Awards 2011

foto
O Governo Civil de Braga foi o vencedor do Optimus Innovation Awards 2011, na categoria de Administração Pública, com o projecto ISIM – Iniciativa Segurança Idade Maior.
A cerimónia teve lugar no dia 16 de Fevereiro, no Coliseu dos Recreios, na qual o Governador Civil, Fernando Moniz, esteve presente numa noite recheada de projectos inovadores.
O Optimus Innovation Awards 2011 é promovido anualmente pela Optimus em parceria com Accenture e destina-se a distinguir a inovação em projectos promovidos por entidades privadas ou públicas que se tenham evidenciado na adopção e aproveitamento de soluções avançadas de telecomunicações suportadas na rede Optimus. Foram atribuídos 8 prémios de um total de 17 projectos candidatos em quatro categorias.
Esta iniciativa tem como finalidade destacar as categorias de inovação pioneira, inovação sectorial, inovação na administração pública e parceiros na inovação.
O projecto ISIM que agora foi premiado, teve início em 2007, tendo como objectivo combater a solidão e o isolamento dos mais velhos, colmatando a ausência de redes familiares e redes informais de vizinhança que pela alteração da estrutura familiar, deixam muitas vezes as pessoas idosas isoladas e sós nas suas habitações.
A ISIM possibilita a concretização de uma rede social integrada pelos cidadãos com mais de 65 anos, que sejam beneficiários do CSI (Complemento Solidário para Idosos), disponibilizando um telemóvel para utilização livre para falar com um Familiar à sua escolha, e com todas as Instituições parceiras deste programa, de forma totalmente gratuita, até ao limite de 1.000 minutos/mensais.
O Governo Civil, está permanentemente a monitorizar o Programa que regista uma utilização de 130 minutos e 55 mil chamadas mensais, sempre com o objectivo de ajudar, cada vez mais e melhor os nossos Maiores.
É neste sentido, que o Governo Civil, em parceria com as IPSS, procede ao alargamento da rede social com a criação de Grupos de Voluntários concelhios para contactarem com os idosos da sua área, seja pelos telefones ISIM ou através de visitas ao domicílio, de modo a construir uma verdadeira rede social de solidariedade activa.
Com este tipo de actuação no terreno junto dos idosos, o GC pretende proporcionar-lhes amplas possibilidades de contacto com familiares e outras entidades parceiros do Programa (PSP/GNR; Centros de Saúde; Protecção Civil, Segurança Social e IPSS), procura-se prevenir e evitar situações de isolamento e solidão, proporcionando aos nossos Maiores uma vida digna.
“Este prémio  será um estímulo para o Governo Civil continuar a apostar cada vez mais na ajuda àqueles que mais necessitam, reforçando os laços de humanismo e solidariedade “, frisou na ocasião o Governador Civil, Dr. Fernando Moniz.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.