Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Informação

Encarregados de Educação criam Associação de Pais de Cabeceiras de Basto

O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto tem, a partir de agora, um novo parceiro na luta pelo sucesso escolar dos alunos.

Órgãos Sociais da Associação reuniram
Órgãos Sociais da Associação reuniram
Trata-se da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, uma associação que congrega e representa pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam todas as escolas e jardins-de-infância que integram o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
A associação, constituída recentemente, assume-se como uma instituição sem fins lucrativos, com sede social na sede do referido agrupamento de escolas.
Promover a formação dos pais e encarregados de educação enquanto membros da comunidade educativa; defender os interesses morais, culturais e físicos dos filhos; intervir no estudo e resolução dos problemas respeitantes à educação e juventude; pugnar pela dignificação do ensino em todas as suas vertentes; fomentar actividades de carácter pedagógico, formativo, cultural, científico, social e desportivo; fomentar a colaboração efectiva entre todos os intervenientes no processo educativo; defender a implementação e o respeito pela Carta Europeia dos Direitos e Responsabilidades dos Pais e Encarregados de Educação e criar condições para a celebração de parcerias de âmbito cultural, científico e profissional são os objectivos a que se propõe a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Para além de pugnar pelos interesses das famílias na sua posição relativa à escola, à educação e à cultura, a associação de pais pretende estabelecer o diálogo para a recíproca compreensão, cooperação e colaboração entre todos os agentes da escola.
O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto surgiu em Agosto de 2010, na sequência da extinção dos Agrupamentos de Escolas de Refojos e Arco de Baúlhe, assumindo novos desafios preconizados num projecto educativo mais amplo de e para o concelho.
Foi para promover uma maior interacção e aproximação entre a direcção da escola e os pais que surgiu a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Cabeceiras de Basto, que pretende abranger toda a área geográfica do concelho.
“Envolver toda a comunidade educativa na promoção do sucesso escolar e na satisfação das necessidades dos educandos” são também os desafios que a associação de pais tem pela frente, a par de escola mais participada e aberta à comunidade, salientou a presidente da associação, Dra. Paula Gonçalves.
A escola a tempo inteiro estimulou o aparecimento de novas actividades destinadas aos alunos, actividades essas que exigem um maior acompanhamento dos encarregados de educação.
De acordo com um dos membros da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a relevância deste organismo prende-se com “as necessidades, problemas e anseios da comunidade educativa que estão em permanente evolução e mudança”.
Evidenciando como “essencial a comunicação entre todos os agentes educativos e particularmente a intercomunicação entre a escola e os pais/encarregados de educação, que são os primeiros responsáveis pelos filhos/educandos”, o mesmo responsável destacou como “indispensável” a parceria entre a escola e os pais no processo de ensino/aprendizagem.
De referir que a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto encontra-se a preparar o Plano de Actividades para o corrente ano lectivo.
Decorre nesta altura o processo de eleição para os representantes dos pais e encarregados de educação no Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, acto eleitoral que terá lugar no próximo dia 3 de Março.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.