Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Última Página

A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo

“Um homem tenta enganar a Morte para ganhar mais vida e convida a Morte para ser a sua comadre e para ter ainda mais vida faz um pacto com o Diabo. Quem será mais forte? A Morte ou o Diabo?” É esta a história cómica e burlesca que conta ‘A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo’, uma peça de teatro que entra em cena no próximo dia 12 de Fevereiro na Sala Multiusos do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto, a partir das 20 horas.
Trata-se de “um conto viajante antigo que percorreu muitas culturas em diferentes países e faz parte dos contos da nossa memória”.

foto
Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos pelo preço de 12 euros na Casa da Cultura, Posto de Turismo e Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto, ou ainda na Casa do Povo do Arco de Baúlhe.
Patifarias, brincadeiras, patuscadas e muita comédia prometem arrancar boas gargalhadas ao público.
Nesta produção, impulsionada pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, surge um novo conceito - o Teatro Gastronómico.
Enquanto o espectador come, bebe e dança pode jantar com as personagens que dão corpo à Saga de Zacarias. No decorrer da encenação é servido um pica-no-chão especial preparado com o requinte dos sabores do Minho.
A encenação procura a fusão de linguagens, sonoridades e memórias, utilizando dialectos populares, recuperando gestos e costumes e revelando crenças de um povo que acredita no fabuloso.
Com texto e encenação do director galego Moncho Rodriguez, a peça ‘A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo’ é interpretada pelos actores Armando Luís (Zacarias), Isabel Pinto (Mulher de Zacarias), Marta Carvalho (Rezadeira e Juvita), Roberto Moreira (Diabo) e Sofia Lemos (Morte). A música é da responsabilidade de Narciso Fernandes e Ramon Barreto.
A sessão contará, ainda, com a presença de Anabela Esteves e do Grupo de Cavaquinhos do Centro Comunitário do Vale do Cávado.
Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Centro de Criatividade apresenta ‘A Saga de Zacarias contra  a Morte e o Diabo’, uma experiência inédita que associa as delícias de um produto cultural divertido com os sabores típicos da culinária da região minhota.
De salientar que o projecto do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto foi implementado em 2010 em parceria com o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. Incentivar e desenvolver o gosto pela arte e cultura nas camadas mais jovens e ao mesmo tempo envolver toda a comunidade em acções colectivas de espectáculos e celebrações artísticas são os principais objectivos deste projecto, que conta com o empenho da empresa municipal Emunibasto.
Através de novas linguagens cénicas, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem impulsionado a renovação da tradição, memória e identidade da cultura local.
A formação de novos públicos tem também possibilitado a criação de ensaios de intercâmbio e aproximação entre as gentes da região do Minho e do Barroso.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.