Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Informação

Oitocentas crianças das escolas cantaram os Reis em Cabeceiras de Basto

Ao Encontro não faltaram os instrumentos típicos
Ao Encontro não faltaram os instrumentos típicos
Oitocentas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardins-de-Infância participaram no dia 28 de Janeiro, na décima segunda edição do Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto.
Trajados a rigor e de vozes bem afinadas, os meninos e meninas do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto deram as boas-vindas ao novo ano, numa tarde muito animada que juntou no Pavilhão Desportivo de Refojos milhares de pessoas, entre crianças, professores e encarregados de educação que não quiseram perder a oportunidade de acompanhar os seus educandos nesta festa.
Tambores, cavaquinhos, ferrinhos, pandeiretas, violas, reque-reque, acordeão e castanholas e, também, as tradicionais cestas e cabaças às costas acompanharam os 19 grupos em palco, que fizeram as ‘delícias’ à numerosa plateia.
Pelo palco montado especialmente para o efeito passaram o JI/EB 1 de Alvite, o JI de Chacim, o JI/EB 1 de Lameiros, o JI de Painzela, a EB 1 de Outeiro, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos (com seis grupos), o JI do Arco de Baúlhe, o JI/EB 1 da Faia, o JI de Olela – Basto, o JI/EB 1 de Pedraça, o JI/EB 1 da Ferreirinha, a EB 1 da Serra, o JI de Leiradas e o JI de Abadim.
Trajados a rigor, as crianças deram as boas-vindas ao novo ano
Trajados a rigor, as crianças deram as boas-vindas ao novo ano

Defender o património cultural

Promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da empresa municipal Emunibasto, o Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho teve como principal objectivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, materializada a este nível pela recolha e recriação dos Cantares dos Reis por parte das escolas e dos seus alunos.
A festa ficou marcada pelo empenho da comunidade educativa e dos encarregados de educação, parceiros activos do Município de Cabeceiras de Basto na organização dos mais variados eventos voltados para as escolas.
Acompanhado pelos membros do executivo municipal, administradoras da Emunibasto e Régie Cooperativa Basto Vida e presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a presença e o assinalado empenho das crianças neste XII Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho, assim como o envolvimento da escola e dos pais nesta iniciativa.
Dando o parabéns às crianças e incentivando-as a prosseguir, o autarca afirmou que o Município se sente “orgulhoso e honrado por constatar o envolvimento das crianças no encontro de Reis”.
No final, todos os grupos participantes receberam um prémio de participação do valor de 60 euros, verba que se destina à aquisição de material didáctico-pedagógico.

Liliana Andrade

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.