Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 17-01-2011

SECÇÃO: Opinião

A utilização da chupeta provoca algum efeito na cavidade oral?

foto
Sim, a utilização desta a longo prazo pode provocar problemas orais. É muito importante ter em atenção o tipo de chupeta que se compra para a criança. Uma má escolha da chupeta pode alterar a formação da oclusão da criança.
Segundo alguns estu-dos a chupeta mais adequada é a fisiológica devido à sua forma. Factores como a frequência (número de vezes ao dia), intensidade (duração de cada sucção), duração (período de actividade) e a posição da chupeta podem originar problemas orais, tais como: problemas oclusais e alterações no desenvolvimento estomatognático (identifica um conjunto de estruturas orais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula, este pode ainda influenciar o funcionamento de outros sistemas como o digestivo, respiratório, metabólico e endócrino). A mordida aberta (má oclusão) é um dos problemas mais frequentes. Quando este hábito é interrompido na dentição de leite observa-se na maioria dos casos uma auto-correcção, sendo o prognóstico mais favorável se a criança interromper este hábito ate aos 2-3 anos de idade.
Seja coerente, um pequeno hábito pode modificar a saúde e bem-estar do seu filho.

Florinda Pereira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.