Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-12-2010

SECÇÃO: Informação

Figuras de quatro metros dão vida ao Presépio de Natal

O espírito de Natal continua a motivar diversas iniciativas nesta quadra que atravessamos. Fruto da Oficina de Formas - Escultura Cénica acaba de sair o presépio de Natal original, com figuras de cerca de quatro metros que podem ser apreciadas na sede da vila Cabeceirense, junto à Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A Oficina de Formas, promovida pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, levou dezenas de jovens e adultos a dar forma às três principais figuras do Presépio de Natal – Menino Jesus, Maria e José - um trabalho que foi desenvolvido ao longo do último mês.

Os "alunos" do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresentaram uma peça no dia da inauguração do presépio elaborado pelos "alunos" da Oficina de Formas do CTCMCB
Os "alunos" do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresentaram uma peça no dia da inauguração do presépio elaborado pelos "alunos" da Oficina de Formas do CTCMCB
Com um tamanho invulgar, as imagens foram criadas a partir de pasta de papel, gesso, areia, cimento, cartão, madeira e rede, estruturas que foram posteriormente impermeabilizadas para resistir às adversas condições climatéricas que se têm feito sentir nesta época do ano.
O Presépio pode ser apreciado até ao próximo dia 6 de Janeiro junto à Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A oficina que visa trabalhar a escultura cénica decorre à terça-feira, das 18 às 20.30 horas, no Salão Multiusos do Mercado Municipal. Aberta a todos os públicos, a formação, coordenada por Nigel Cave, promove durante o próximo ano a realização de novos trabalhos, fruto da continuidade da oficina.
Esta oficina pretende iniciar a todos nas artes plásticas associadas às artes cénicas. É recomendada aos diversos públicos, mesmo para aqueles que não tem nenhum tipo de experiência. Todos os que trabalham na área da expressão plástica, trabalhos pedagógicos manuais e artesãos estão convidados a participar nesta oficina de artes.
Paralelamente, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a apostar na formação dos jovens, tendo já iniciado quatro novas oficinas de Teatro e Expressão Dramática, Interpretação Teatral, Leitura Dramática e Aula de Voz.
As oficinas estão abertas aos diferentes públicos, com idades a partir dos 6 anos, sendo que as inscrições e/ou informações adicionais devem ser obtidas junto da empresa municipal Emunibasto.
As aulas decorrem de terça a sexta-feira, das 18 às 23 horas, distribuindo-se as oficinas pelos quatro dias da semana. As disciplinas têm como destinatários as crianças dos 6 aos 9 e dos 10 aos 13 anos e ainda os jovens e adultos.
A Aula de Voz destina-se a maiores de 14 anos, estando a oficina de Interpretação Teatral aberta àqueles que tenham ou não experiência no teatro. Trata-se de um novo processo, com novos objectivos.
De salientar que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é um projecto da Câmara Municipal, produzido pela Emunibasto e coordenado pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.