Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-09-2010

SECÇÃO: Informação

Actuação do cantor José Malhoa
Actuação do cantor José Malhoa
RTP transmitiu ‘Verão Total’ directamente da Praça da República

A Praça da República, em Cabeceiras de Basto, foi no dia 31 de Agosto, palco para a transmissão do programa televisivo da RTP ‘Verão Total’.
Um programa de entretenimento, produzido em directo a partir desta histórica e bela Praça Cabeceirense, que a Câmara Municipal prontamente apoiou.
Promover o concelho e dar a conhecer as pontencialidades sócio-culturais, económicas e turísticas que encerra foi um dos principais objectivos desta produção.
O Presidente da Assembleia Municipal à conversa com os apresentadores
O Presidente da Assembleia Municipal à conversa com os apresentadores
Ao longo do dia, vários foram os grupos locais que por ali passaram, tais como a Banda Cabeceirense, o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira, o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, entre outros, a que se associaram alguns artistas convidados, tais como Roberto Leal, Augusto Canário e o grupo musical Humos. Por ali passaram também, figuras ilustres deste concelho, que pela sua actividade mereceram destaque. Referimo-nos ao Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, ao Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, ao Vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, mas também a artesãos, produtores e escritores locais, entre outras individualidades que ali estiveram para partilhar experiências de vida e divulgar projectos de interesse para o concelho e para a região. A gastronomia, o artesanato em linho e em lã, estiveram também em destaque. Durante o programa, foram ainda apresentadas algumas peças realizadas em diferentes locais do concelho que desta forma deram a conhecer a história, a natureza, os rios, as tradições e o património local. Destaque para o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o núcleo museológico de arte sacra, o Museu Terras de Basto, no Arco de Baúlhe que encerra um interessante espólio ferroviário e etnográfico, a Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez, a Serra da Cabreira, as raças autóctones, assim como as tradicionais chegas de bois, entre outras reportagens feitas a equipamentos e infra-estruturas, tais como o Centro Hípico e o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros.

Um dia cheio de animação

Presidente da Câmara entrevistado por Serenela Andrade e Helder Reis
Presidente da Câmara entrevistado por Serenela Andrade e Helder Reis
O programa ‘Verão Total’ decorreu durante o dia, em Cabeceiras de Basto, com muita animação musical e adesão popular. Dividido em duas partes, o programa prosseguiu ao longo da tarde, destacando-se também a actuação dos grupos locais, tais como as Concertinas de Painzela, o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’ e artistas do panorama nacional como Ruth Marlene, José Malhoa, Joana, entre outros. Destaque ainda para o artesanato em madeira, os produtores de licores e compotas, a doçaria e o fumeiro local. Na Praça estiveram igualmente outras personalidades que pela sua actividade se vêm destacando no panorama nacional, mas também internacional como é o caso da investigadora Drª. Elvira Vieira, o Engº Luís Filipe Lopes, a flautista Adriana Ferreira cujo desempenho tem merecido reconhecimento aquém e além fronteiras.
Ao que apuramos, este foi um dos programas que maior audiência registou e do qual resultou grande projecção do concelho de Cabeceiras de Basto, seja no que à história, tradição, património, cultura, inovação, diz respeito.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.