Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-09-2010

SECÇÃO: Informação

«Camponeses de Arosa» animam noites de Verão

O programa ‘Noites de Verão’ que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa Emunibasto, promoveram durante os meses de Julho e Agosto, foi este ano prolongado durante o mês de Setembro.
Neste âmbito, no dia 11, o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’ apresentou-se na Praça da República, centro histórico e sala de visitas desta vila Cabeceirense, desfilando trajes e entoando melodias ao toque dos instrumentos tradicionais do Baixo Minho, antes de dar início ao espectáculo de folclore e etnografia, bem do agrado das gentes desta terra de Basto.

foto
Mais de duas dezenas de elementos estiveram em ‘palco’ vestindo-se a rigor e assim, representando os usos e costumes adoptados pelos camponeses de então, nesta freguesia ribeirinha do Tâmega.
De referir que esta iniciativa ‘Noites de Verão’ tem registado grande adesão popular, já que se trata de um programa lúdico, organizado com o objectivo de proporcionar aos cabeceirenses e a todos os que nos visitam nesta época de veraneio, um programa de animação diversificado dirigido a diferentes faixas etárias da população.
Ao longo destes três meses, passaram pela Praça da República, grupos de música popular, ranchos folclóricos, comediantes, mas também insufláveis, torres aventura, todos com o objectivo comum de proporcionar à população momentos de entretenimento distintos e alternativos para as noites de verão, seja através da presença de grupos locais, seja de outros grupos das região.
As ‘Noites de Verão’ chegam ao fim no dia 18 de Setembro, com a actuação do grupo de concertinas ‘Os Rapazões da Venda Nova’, encarregues de animar esta noitada de Sábado, que antecede as tradicionais festas do concelho, também designadas de Festas/Feira de S. Miguel que durante dez dias vão animar Cabeceiras de Basto, com um vasto programa que alia tradição e modernidade.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.