Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-08-2010

SECÇÃO: Última Página

‘Noites de Verão’ na Praça da República

Os Ranchos Folclóricos, "Os Camponeses de Arosa"
Os Ranchos Folclóricos, "Os Camponeses de Arosa"
O programa ‘Noites de Verão’, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa Emunibasto, estão a dinamizar desde o dia 3 de Julho, prossegue durante Agosto e alguns fins-de-semana de Setembro. Assim, no dia 14 de Agosto, um espectáulo cómico, a cargo de Hugo Sousa, encheu de alegria a Praça da República, seguido de um espectáulo de animação musical, apresentado pelo Grupo Tradição de Montalegre. Música popular foi interpretada ao toque das concertinas, cavaquinhos, bombos e ferrinhos, ecoando pela Praça da República e servindo de mote para uma noite bem passada.
No dia 21 de Agosto, a actuação do conjunto musical «Água Viva», animou e atraiu ao centro histórico desta vila Cabeceirense, muita gente. Enquanto isso, no Parque do Mosteiro, direccionado para um público mais aventureiro, foi instalada uma torre aventura. Slide, escalada e rappel, atrairam a atenção sobretudo dos mais jovens.

O Folclore na Praça

As ‘Noites de Verão’ prosseguem no dia 28 de Agosto, desta feita com folclore. O Rancho de S. Nicolau – Cabeceiras de Basto invade este espaço para apresentar as suas danças, músicas e trajes, num desfile etnográfico e folclórico bem do agrado das gentes desta terra. O mesmo sucederá no dia 11 de Setembro, data em que o Rancho Folclórico «Os Camponeses de Arosa» se desloca à Praça da República para um espectáculo de dança e música tradicional.
Estes espectáculos serão igualmente complementados por outras acções lúdicas direcionadas para o público infanto-juvenil, de que se destacam os insufláveis.
As ‘Noites de Verão’ apresentam-se por isso, como uma iniciativa cultural e lúdica, capaz de proporcionar aos cabeceirenses e a todos os que visitam esta terra na época de verão, momentos de lazer e de divertimento.
O programa decorre aos fins-de-semana, no cenário da Praça da República, com hora agendada para as 21h30m. Divulgar e projectar os grupos culturais locais e regionais, ao mesmo tempo contribuir para a promoção do concelho de Cabeceiras de Basto e das potencialidades que encerra, são alguns dos objectivos inerentes a esta iniciativa municipal que, tal como referido, visa proporcionar a quem aqui vive e a quem aqui se desloca momentos culturais alternativos, sobretudo numa época, em que os emigrantes estão de férias e podem desta forma, fruir de um programa repleto de animação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.