Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-08-2010

SECÇÃO: Destaque

Executivo Cabeceirense apoia colectividades

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 19 de Agosto, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assunto tratados o destaque foi para a decisão do executivo em prosseguir com o apoio às associações e colectividades, consideradas agentes impulsionadores de desenvolvimento. Apoio este, quantificado num valor global de 17.950,80 Euros.

Centro Cultural e Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal

O executivo municipal decidiu atribuir ao Centro Cultural e Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, um apoio financeiro de 7.000, 00 Euros. Trata-se de uma verba que se destina a custear as despesas com o apoio sócio-económico que esta associação pretende prestar aos seus associados, assim como à promoção e dinamização de actividades, criação e desenvolvimento de grupos artísticos.

Câmara de Cabeceiras apoia Festa da Srª dos Remédios

Na reunião, foi igualmente aprovado um apoio pecuniário e logístico, quantificado em 6.027,38 euros, a atribuir à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho do Arco de Baúlhe. Um montante que se destina a apoiar a realização das Festas da vila Arcoense que anualmente honram a Srª dos Remédios com um programa festivo e religioso, que atrai milhares de romeiros àquela localidade cabeceirense.

Dinamizar o jogo do pau

A Associação Desportiva Cultural de S. João Baptista de Bucos recebeu também um apoio de 1.500,00 euros, com o objectivo de ajudar na dinamização da escola de formação de jogo do pau, assim como, de outros jogos tradicionais. Trata-se de uma colectividade com mais de meio século de existência, que agrega dezenas de pessoas, entre as quais um número significativo de jovens a quem procura incentivar para a prática desta secular arte do jogo do pau, ao mesmo tempo que valoriza os usos e costumes e as tradições desta terra do baixo minho.

Motard’s
«Os Bastos» recebem apoio

O Grupo Motard ‘Os Bastos’ recebeu um apoio de 1.423,30 euros. Apoio este, logístico e financeiro que ajuda a suportar as despesas tidas com a promoção de iniciativas dirigidas não só aos seus associados, mas também abertas à população em geral, envolvendo ainda representantes de outras localidades da região.

Promover as raças autóctones

Concurso de raça Barrosã realizado em Salto
Concurso de raça Barrosã realizado em Salto
O Executivo decidiu igualmente e à semelhança do que vem fazendo em anos anteriores, atribuir um apoio financeiro à Associação Nacional de Criadores de Raça Barrosã. Uma verba destinada a apoiar o XXII Concurso Pecuário da Raça Barrosã, que anualmente se realiza em Salto, freguesia límitore a este concelho, mas no qual participam muitos animais desta raça, originários de Cabeceiras de Basto. O montante atribuido foi de 750,00 euros. O concurso realizou-se no dia 21 de Agosto.

Excutivo distingue Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga

Setecentos e cinquenta euros, foi a verba entregue à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Uma colectividade que abrange associados de todos os concelhos do distrito e cuja acção que desenvolve permite a realização de actividades e projectos tais como a reabilitação/habilitação da vida diária de pessoas portadoras de deficiência visual. À Associação de Paralesia Celebral de Guimarães, o executivo decidiu atribuir um apoio financeiro no valor de 500,00 euros. Uma verba que vem apoiar a realização da IV Mini Maratona e simultaneamente, a IV Caminhada de Pessoas Deficientes com Direitos Iguais e o IV Percurso em Cadeiras de Rodas. Estas actividades, cuja realização envolve também utentes de Cabeceiras de Basto, terão lugar no próximo dia 19 de Setembro.

Autarquia regista agradecimentos

O executivo reunido, registou o agradecimento enviado pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena, pelo apoio dado na concretização da formação em contexto de trabalho dos alunos do curso de Operador da Estação de Tratamento de Águas Residuais.
Também a Comissão Nacional de Valorização dos Territórios Comunitários agradeceu à Câmara a participação e a disponibilidade na promoção de sessões de esclarecimento do Programa Nacional de Valorização dos Territórios Comunitários.
A Associação "Os Cavaquinhos da Raposeira" agradeceu o apoio prestado aquando da realização das festas em honra de S. Pedro. Agradecimento também enviado pela Directora do Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe que agora cessa funções, através do qual expressa gratidão pela colaboração que a Autarquia lhe prestou.
A empresa Direnor - Comunicação, Estudos, Consultadoria e Divulgação Regional Lda, remeteu igualmente o seu agradecimento por toda a colaboração dispensada aquando da realização dos Troféus Desportivos "O Minhoto", cerimónia que este ano decorreu em Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.