Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-08-2010

SECÇÃO: Informação

Geminação
Cavez recebe delegação de Quincieux

A vila de Cavez, em Cabeceiras de Basto, recebe de 22 a 27 de Agosto, uma delegação de Franceses, provindos do Município de Quincieux, localidade geminada com esta vila, desde Agosto de 2006.

O Presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira deu as boas vindas à comitiva
O Presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira deu as boas vindas à comitiva
Volvidos quatro anos e após sucessivas visitas àquela localidade francesa, eis agora a vez de Cavez receber a comitiva, proporcionando-lhes um programa diversificado, de lazer e conhecimento, que contribuirá certamente para estreitar laços de amizade entre estas duas localidades, perspectivando a realização de actividades culturais, sociais, económicas e desportivas em prol de um desenvolvimento mais profícuo onde a partilha de experiências será certamente uma mais valia para as comunidades envolvidas.
Recorde-se que Quincieux é uma terra francesa, da região de Lyon, onde residem e trabalham muitos cabeceirenses, originários sobretudo da freguesia de Cavez que, aravés desta geminação oficializou uma relação de proximidade e de intercâmbio entre dois povos, encetada em 1977 (data em que aquela localidade francesa recebeu o primeiro emigrante português originário de Cavez) e que ao longo de décadas, tem acolhido as gentes de Basto e consequentemente, a divulgação e promoção de Cabeceiras de Basto além fronteiras, assim como, dos seus usos e costumes.
No âmbito desta geminação, Cavez – Quincieux, também oficializada em França em 2005, a comitiva participará não só nas actividades ‘protocolares’, mas também, em várias iniciativas programadas a levar a cabo nos próximos dias, com o objectivo de dar a conhecer melhor esta terra à delegação francesa.
O Presidente da Câmara explica a Constituição da Assembleia Municipal
O Presidente da Câmara explica a Constituição da Assembleia Municipal

Conhecimento e lazer dominam programa

Segundo apuramos, a geminação estabelecida entre as duas comunidades, tem despertado o interesse junto dos elementos do comité de geminação de Quincieux em aprofundar o conhecimento quer da vila com que se encontram geminados (Cavez), quer de Cabeceiras de Basto, quer do país. Por este motivo, a comitiva decidiu vir para Portugal mais cedo para conhecer outras regiões, nomeadamente o Porto e o Douro, mas também Guimarães, todas elas classificadas como património da humanidade.
Este interesse resulta de um envolvimento cada vez próximo com a comunidade portuguesa a residir naquela localidade francesa, seja através da frequente dinamização de actividade lúdicas, culturais, recreativas e/ou gastronómicas.
Neste âmbito, muitos dos elementos do comité de geminação, frequentaram aulas de português. O Folclore é outras das áreas que desperta a sua atenção motivo pela qual, a delegação decidiu assistir ao Festival Folclórico de Basto, realizado no largo do Souto, em Cavez, no dia 21 de Agosto, por forma a inteirar-se do património etnográfico e folclórico qe esta região encerra.
No dia 22, a comitiva foi recebida no edifício do Centro Comunitário de Cavez, onde decorreu uma breve cerimónia.
Na oportunidade, o presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira deu as boas vindas à delegação francesa, reiterando a sua disponibilidade, bem como das gentes de Cavez, em solidificar e fortalecer os laços de amizade que unem há várias décadas estas duas comunidades e agora formalizados através do processo de geminação. O autarca desejou ainda uma boa estadia nesta terra de Basto, para a qual foi preparado um programa diversificado aliando conhecimento e lazer.
O Presidente de Quinceaux, Joël Boucher agradeceu o acolhimento com que foram recebidos
O Presidente de Quinceaux, Joël Boucher agradeceu o acolhimento com que foram recebidos
Na oportunidade o edil Cabeceirense, que presidiu à cerimónia, começou por saudar todos os presentes, entre os quais a comitiva francesa, autarcas do município de Cabeceiras de Basto e da freguesia de Cavez, o presidente da União Luso-francesa Terras de Basto - Vale do Saône, Albino Teixeira, demais convidados e população que ali se deslocou. O autarca lembrou os objectivos inerentes a esta geminação e elogiou os seus impulsionadores, mais precisamente Alfredo Magalhães ali presente. Na ocasião, o autarca lançou igualmente um desafio, já que volvidos quatro anos de intercâmbios entre estas duas comunidades, é tempo de reunir para reflectir sobre novas acções e definir novos projectos que possam ser dinamizados no sentido de envolver as comunidades. O autarca disse ter conhecimento de vários programas lançados pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas no sentido de prestar serviços mais rápidos e mais eficazes aos emigrantes ali residentes, mas há coisas que não compete às entidades governamentais, nomeadamente no sector cultural, esperando-se um papel activo das autarquias e das associações no sentido de aprofundar as geminações. Por esse motido deixou um apelo ao envolvimento dos emigrantes que devem unir-se, servindo de elo entre os diferentes países. O autarca cabeceirense, terminou reiterando a sua disponibilidade para continuar a colaborar na solidificação dos laços entre as comunidades.
Por sua vez, o presidente do Município de Quincieux, Joel Boucher, no uso da palavra, agradeceu a forma como foram recebidos, referindo que esta geminação, tem vindo a dar passos seguros conducentes à solidificação dos laços de amizade entre estas duas comunidades irmanadas. Numa sociedade global, onde os problemas de uns, são os problemas de outros, a compreensão, estima e o respeito entre os povos devem manter-se, entendendo por isso, que as geminações são formas de organizar correntes humanitárias.
Após a recepção, seguiu-se um jantar de confraternização para degustação dos produtos locais. O programa prosseguiu nos restantes dias, com visitas a equipamentos e infra-estruturas municipais, assim como, a associações concelhias e equipamentos existentes na freguesia de Cavez. Segundo o programa, à comitiva foi dada a possibilidade de conhecer e participar na festa de S. Bartolomeu de Cavez.
A comitiva foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal
A comitiva foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal
A delegação de franceses foi ainda recebida na Câmara Municipal, onde se pode inteirar do funcionamento dos órgaos autárquicos, dos serviços e da organização municipal. Na oportunidade foram trocadas algumas lembranças e foi apresentado um rol de actividades que o comité de geminação vem promovendo naquela localidade, durante o ano, seja ao nível da gastronomia, na aprendizagem da língua, na realização de diversas iniciativas, entre outras acções que tem como principal objectivo conhecer melhor Portugal as suas gentes.
O regresso dos francesas acontece no dia 27 de Agosto. Fica o convite para um novo encontro, desta feita em Quincieux, França, a ter lugar no próximo ano.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.