Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-08-2010

SECÇÃO: Opinião

Com que idade se deve escovar os dentes?

foto
Não há idade para começarmos a escovar os dentes, por exemplo as mães devem começar a passar uma gaze ou dedeira na boca dos seus bebés para limpar a sua gengiva e ajudar a erupção dos seus dentinhos pois, assim, estão a massajar a sua gengiva e isso traz muito conforto para o bebé.
Com a implementação destes métodos incutimos um hábito (escovagem) e quando a criança completa 1 ano de idade podemos começar a escovar os dentinhos presentes com uma escova macia e adaptada a sua idade e ao tamanho da sua boca. Mesmos os adultos devem ter sempre em atenção o tamanho da escova e a sua dureza e devem trocar de escova de 3 em 3 meses, ou sempre que esta estiver estragada (filamentos tortos).
Aos 2 anos já podemos colocar pasta na escova das crianças, tendo em atenção a quantidade e a concentração de flúor, sendo de referir que uma pasta dentífrica deve conter entre 1000 a 1500 ppm de flúor. Quanto à quantidade de flúor a aplicar, deve ser do tamanho de uma ervilha, ou da unha do dedo mindinho.
A partir dos 6 já se pode colocar um 1cm de pasta e utilizar um colutório rico em flúor para prevenir a cárie, tendo sempre o cuidado de se realizar a escovagem pelo menos 2 vezes por dia, sendo uma delas à noite antes do deitar. Os pais devem dar o exemplo e escovar à frente dos filhos.
Nunca esquecer que devem visitar o higienista ou o dentista pelo menos uma vez por ano, pois mais vale prevenir que remediar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.