Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-08-2010

SECÇÃO: Informação

Festa da Amizade e da Solidariedade reuniu mais de um milhar de pessoas

Mais de um milhar de Cabeceirenses deslocou-se no dia 25 de Julho, ao Complexo Florestal da Veiga, em plena Serra da Cabreira para uma jornada de salutar convívio.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto levada a cabo através da empresa municipal Basto Solidário, SA., com a colaboração da EMUNIBASTO e das Juntas de Freguesia locais, que desta forma assinalaram o dia dos avós, envolvendo familiares e amigos provindos de várias localidades do concelho.

foto
Os participantes foram chegando àquele local a partir das 10h30m da manhã, onde se instalaram na área de lazer especialmente preparada para o efeito, enquanto aguardavam a missa campal celebrada pelo pároco da freguesia de Bucos e de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Padre Avelino Vilela, que contou com a colaboração dos grupos corais das referidas paróquias.
Seguiu-se o almoço convívio. Espalhados por mais de uma centena de mesas, aos participantes foi proporcionado um lauto almoço servido pelo pessoal das empresas municipais e da Câmara Municipal, bem como por alguns voluntários que se associaram à festa.

Uma jornada animada

A boa disposição, a alegria e o humor marcaram presença neste convívio que após o almoço continuou com animação musical. A actuação do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, a realização de diversos jogos tradicionais promovidos pela Associação S. João Baptista de Bucos e a animação musical a cargo do conjunto «Água Viva», proporcionou momentos de salutar convívio, de grande animação e confraternização.
Uma iniciativa marcada pela amizade, pela solidariedade, mas também pela saudade de muitos que anualmente marcavam presença e que agora já não o podem fazer, lembrou na oportunidade o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, para quem este tipo de eventos se insere na política social do município que, através da dinamização de iniciativas como esta, pretende contribuir para a auto-estima da população mais idosa, para o fomento do convívio, a ocupação de tempos mais livres e o combate à solidão, mas também fomentar o convívio inter-geracional, aproximando as pessoas e fazendo destes, momentos bem passados.
À tarde um lanche convívio foi oferecido a todos os presentes, encerrando assim esta jornada anual, transformada num dia diferente onde cabeceirenses de várias freguesias de encontraram para viver momentos especiais de convívio e ocupação dos tempos livres, dando “dois dedos de conversa” e assim combatendo o isolamento e a monotonia a que alguns estão entregues e estimulando o convívio entre outros, reforçando laços afectivos, de amizade e de solidariedade.
As condições atmosféricas contribuiram também para o êxito desta iniciativa, realizada num local aprazível em plena Serra da Cabreira, onde o clima em tempo de verão é mais fresco e muito agradável, sobretudo para a faixa etária mais idosa da população.
Presente nesta Festa da Amizade e da Solidariedade esteve também o Dr. António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que se associou ao evento, assim como demais autarcas, deputados municipais, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros que ali se deslocaram para partilhar um dia diferente não só com a população mais sénior do concelho, mas também com os cabeceirenses em geral.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.