Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Reportagem

MÚTUA DE BASTO/NORTE ENTREGA DIPLOMAS

O Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte entregou, no passado dia 9 de Julho, em cerimónia realizada no Auditório do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, 102 diplomas escolares obtidos através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Foi já a terceira vez que a Mútua de Basto procedeu à entrega de diplomas. Desde a sua constituição o Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto já certificou cerca de duas centenas e meia de candidatos que assim viram aumentadas as suas habilitações escolares, ficando, desta forma, mais preparados para enfrentar novos desafios, para além, claro está, de se sentirem também mais valorizados nas suas competências.

O Presidente da Direcção da Mútua, Engº Joaquim Barreto presidiu à entrega dos Diplomas
O Presidente da Direcção da Mútua, Engº Joaquim Barreto presidiu à entrega dos Diplomas
Nesta cerimónia foram igualmente entregues 35 certificados de Tecnologias de Informação e Comunicação (Informática) a outros tantos candidatos que frequentaram o Clube de TIC que o próprio Centro dinamiza desde a primeira hora, dando assim resposta a uma necessidade logo sentida. Com efeito, uma das dificuldades da maioria dos candidatos adultos era a Informática. Com a frequência do Clube TIC ficaram mais bem preparados para enfrentar esta nova ferramenta de trabalho – o computador, hoje em dia tão importante e indispensável para o quotidiano das pessoas.
De referir que destes 102 diplomas entregues, 40 dizem respeito a certificação do 6º ano do ensino básico, 39 diplomas ao 9º ano e 23 diplomas ao 12º ano (ensino secundário).
Na oportunidade, António Pereira, um dos candidatos que agora viu as suas aprendizagens e competências adquiridas ao longo da vida, reconhecidas, validadas e agora certificadas, fez uma intervenção na qual, de uma forma muito emocionada, manifestou a sua satisfação por estar ali a receber este diploma no final de uma caminhada de cerca de cinco meses, esperando poder continuar a contar com a Mútua de Basto para ir mais longe.
A Formadora Sara Magalhães deu os parabéns a todos os candidatos e afirmou o quanto é gratificante para estes profissionais reconhecer e validar histórias de vida tão ricas, de pessoas que, no tempo certo, ficaram, por esta ou aquela razão que não é difícil adivinhar, impedidas de concluir os estudos. E afirmou: «Foi um prazer trabalhar convosco. Foi gratificante discutir ideias, partilhar vivências e experiências, todas elas tão diferentes, mas todas com muito mérito».
O Presidente da Direcção da Mútua de Basto/Norte, Eng. Joaquim Barreto, presidiu a esta cerimónia e na sua intervenção revelou que a Mútua tem neste momento 1.800 inscritos no CNO estando a trabalhar, para além de Cabeceiras de Basto, nos concelhos de Vieira do Minho, Mondim de Basto e Ribeira de Pena. Afirmou esperar muito em breve alargar a sua acção itinerante a mais freguesias dos concelhos de Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho, desenvolvendo actividade fora das instalações da Mútua, indo assim ao encontro das pessoas onde elas precisam da Mútua.
Joaquim Barreto lembrou a colega da Direcção, Dra. Irene Fontes, que por motivo de saúde não pode estar presente, ela que é a Directora do CNO e que «muito tem dado a este projecto», disse. O Presidente manifestou-se satisfeito por ver em cada rosto destes candidatos uma alegria enorme num momento tão importante das suas vidas. «Aprender compensa e esta Certificação representa uma valorização pessoal que permitiu melhorar as qualificações de cada um de vós e dar-vos novas ferramentas, para novos desafios. O mundo está em permanente mudança e quem estiver melhor preparado terá mais possibilidades para enfrentar adversidades. Podeis continuar a contar com a Mútua de Basto para irem mais longe ou para enfrentarem outros reptos», disse.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.