Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Informação

Cavaquinhos da Raposeira no arranque das Noites de Verão

O Grupo de Cavaquinhos da Raposeira deu início, no dia 3 de Julho, ao programa «Noites de Verão» que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Emunibasto, leva a cabo nos meses de Verão. Em “palco” estiveram 22 elementos que ao toque dos cavaquinhos, bandolim, violas, bombos, castanholas e ferrinhos, interpretaram temas do cancioneiro popular, garantindo, como vem sendo hábito, um serão animado, bem do agrado destas gentes de Basto.
À semelhança dos anos anteriores, a organização apresenta um programa de animação que decorre durante as noites de verão, em plena Praça da República, sala de visitas e espaço emblemático deste concelho, envolto de grande beleza que, em Julho e Agosto, serve de cenário para acolher este evento.

foto
Trata-se por isso, de uma iniciativa cultural e lúdica, organizada com o objectivo de proporcionar aos cabeceirenses e a todos os que visitam esta terra na época de verão, momentos de lazer e de divertimento, através de espectáculos musicais, teatro, cinema, jogos populares, actividades desportivas e lúdicas, bem como exposições. Por outro lado, o cariz tradicional que esta iniciativa encerra, permite também a divulgação e a promoção da cultura popular portuguesa, seja na música, na etnografia, no folclore, entre outros.
De referir que o programa “Noites de Verão” de Cabeceiras de Basto decorre aos fins-de-semana, durante os meses de Verão, com o intuito de divulgar e projectar os grupos culturais locais, ao mesmo tempo que contribui para a promoção do concelho de Cabeceiras de Basto e das potencialidades que encerra, capazes de proporcionar a quem aqui vive e a quem aqui se desloca, momentos culturais alternativos, sobretudo numa época, em que os emigrantes estão de férias e podem fruir de um programa repleto de animação.
De referir ainda, que a iniciativa, à qual habitualmente tem aderido grande número de espectadores permite dinamizar as noites Cabeceirenses e, deste modo, tornar os fins-de-semana mais agradáveis.
Insufláveis, um concerto de órgão de tubos a realizar na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e danças, são outras das actividades já agendas para os dias 10, 24 e 31 de Julho, respectivamente. De referir que a animação agendada para o dia 17 de Julho, decorrerá no espaço envolvente ao Centro Hípico, que de 16 a 18 acolhe a Festa do Associativismo e das Colectividades e que nesse Sábado, apresenta ao público, um mega espectáculo teatral, titulado «Ir e vir e ir». Uma alusão à emigração que agrega três centenas de actores e actrizes, amadores e profissionais, provindos de várias associações e colectividades do concelho que nos últimos meses frequentaram as diversas oficinas que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vem dinamizando, com o apoio do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. Um projecto cultural que recorre a várias formas de expressão artística e contribuirá certamente para uma animada «Noite de Verão». Uma aposta da Autarquia e da Emunibasto, que pretende, não só animar as noites de verão da população, mas também atrair o turismo às Terras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.