Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Informação

Hipódromo Municipal recebeu Corrida de Cavalos

O Hipódromo Municipal, localizado na freguesia de Abadim, acolheu no dia 11 de Julho de 2010, mais uma corrida de Cavalos, desta feita o Grande Prémio de Cabeceiras de Basto.
Tratou-se da quarta prova realizada naquela pista municipal, localizada em plena Serra da Cabreira, considerada uma das melhores do país, com dimensão ibérica.

Dezenas de participantes marcaram presença
Dezenas de participantes marcaram presença
Inscreveram-se algumas dezenas de participantes, provindos do Norte de Portugal, mas também da Espanha, que ao longo da tarde disputaram corridas a galope e a trote atrelado, algumas das quais a contar para o Campeonato Nacional de Trote/Galope e que atrairam numeroso público, à semelhança do que vem acontecendo em eventos anteriores. Marcada por alguns incidentes, esta jornada revelou-se um verdadeiro êxito.
Espectáculo e competição estiveram presentes nesta quarta prova realizada naquele equipamento municipal, em funcionamento desde Julho de 2009.
Uma iniciativa, uma vez mais organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que contou com o apoio da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida e da Fundação Alter Real.

Promover e valorizar o sector equestre

Segundo informação divulgada, a promoção de Corridas de Cavalos naquele espaço municipal insere-se também na aposta que a Autarquia Cabeceirense tem vindo a fazer no sector equestre por considerar que este é uma mais valia para o concelho, seja na vertente turística, seja na vertente cultural e económica. Tradicionalmente associado a esta terra de Basto, o cavalo foi ao longo dos tempos utilizado pelas suas gentes como meio de locomoção. Actualmente, está-lhe associada uma vertente mais lúdica, cuja dinâmica desportiva, recreativa e também terapêutica, tem vindo a conquistar adeptos, promovendo e divulgando as raças autóctones da região e do país e contribuindo para o desenvolvimento do concelho.
Neste âmbito, a Autarquia tem vindo paulatinamente a dinamizar projectos e a criar condições propícias ao desenvolvimento de actividades, exposições, feiras e certames, capazes de contribuir para a promoção, valorização e divulgação das raças autóctones, mas também da ocupação dos tempos livres das gentes da região, criando simultaneamente, dinâmicas sócio-culturais e económicas concelhias.
A construção do Centro Hípico e do Hipódromo Municipal, são exemplo desta aposta municipal que procura a todo o tempo tirar partido das infra-estruturas existentes e das potencialidades desta terra, para promover e desenvolver Cabeceiras de Basto, gerando bem-estar para todos os que aqui vivem e os que nos visitam.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.