Centro Hípico acolheu I Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, realizou-se nos dias 15 e 16 de Maio, a primeira edição da Feira do Cavalo.
 |
O Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte presidiu à inauguração do certame e visitou a exposição patente ao público |
Tendo como cenário o Centro Hípico, este certame abordou várias componentes, entre as quais a expositiva, a desportiva/competitiva e a lúdica. Na exposição/mostra de actividades e produtos ligados ao sector equestre estiveram presentes vinte e um stand’s, quer de artigos relacionados com a actividade cavalar, quer de artesanato, produtos locais, associações de criadores e de investigação, bem como três coudelarias, que divulgaram e promoveram as diferentes raças e que captaram a atenção do numeroso público que ali se deslocou ao longo do evento.
 |
As corridas de cavalos atraíram muita gente ao Centro Hípico |
O frenesi vivido durante todo o certame naquele espaço municipal, confirma o gosto que os cabeceirenses denotam pelos cavalos, conforme salientou, aquando da abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que na oportunidade realçou que “o cavalo tem uma relação muito forte na nossa terra com o meio e com as pessoas”. Acrescentou ainda, que ao organizar esta Feira do Cavalo, “queremos manter e preservar as nossas tradições, os nossos usos e costumes”, justificando assim esta aposta no cavalo e nas actividades associadas. O autarca lembrou ainda que tanto o cavalo como o “burro” eram outrora usados como meio de transporte nestas terras e as corridas de cavalos são, desde há muito, mobilizadoras de grande número de pessoas que se identificam com o cavalo e com estas acções. Valorizar o cavalo é portanto, o objecto principal desta iniciativa, que tem vindo a agregar vários parceiros em torno deste “projecto” como são o Regimento de Cavalaria de Braga, que colabora em diversos eventos realizados no concelho, a Direcção Regional de Agricultura de Pescas do Norte, a UTAD, entre outros, cujo apoio prestado tem contribuido para a dinamização deste sector. A realização de dois concursos hípicos, a construção de um hipódromo onde já se realizaram três corridas a galope a contar para o campeonato nacional, são reveladores da dinâmica instalada. A realização desta iniciativa “surge na necessidade que sentimos em dar importância ao cavalo, porque associado ao cavalo está riqueza e promoção do turismo”, concluiu o autarca.
 |
Uma feira muito participada |
Estratégia de desenvolvimento pass pela valorização dos recursos endógenos
Na oportunidade o Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Ramalho, disse constatar com satisfação que a estratégia de desenvolvimento deste concelho assenta também, na valorização e na promoção dos seus recursos endógenos. O cavalo é uma marca do espaço rural que deixou de ter uma função de força e de locomoção, para assumir uma função voltada para o turismo e lazer, mas também com uma componente pedagógica e de saúde. Por isso, é necessário desenvolver actividades capazes de atrair visitantes, por forma a garantir a sua permanência. O dirigente disse ainda, que “é preciso trazer o cavalo para o 1º plano”, realçando a importância desta feira, que permite mobilizar as pessoas para junto do cavalo e proporcionar-lhes um conjunto de prazeres que lhe estão associados.
 |
Dr. António José Seguro entrega prémio aos participantes |
De referir ainda que durante a I Feira do Cavalo, foram desenvolvidas várias acções entre as quais demonstrações hípicas promovidas pelos alunos do Centro Hípico, realizado o II Concurso de Atrelagem - prova a contar para o Campeonato Regional, demonstrações de corridas a cavalo, trote e galope, assim como dinamizado um concurso de modelo e andamentos. Foi igualmente promovida uma gincana de jumentos, acção bem do agrado da população. Houve ainda espaço para a animção musical proporcionada pelo artista popular português Quim Barreiros que atraiu àquele local numeroso público.
Dr. António José Seguro visitou o certame
 |
A corrida de "burros" sempre o agrado do público |
A primeira edição da Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto, registou a visita de ilustres figuras. Destacou-se a presença do deputado da Assembleia da República, Dr. António José Seguro, que juntamente com outros deputados da Assembleia, se deslocou a Cabeceiras de Basto no dia 16 de Maio, para uma jornada de contacto com as gentes do Minho. Eleito pelo círculo de Braga do Partido Socialista, o deputado é visita assídua deste concelho, respondendo aos convites formulados e desta forma estreitando laços com os Cabeceirenses, que de forma afectiva o recebem sempre que se desloca a esta terra de Basto.
|