Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2010

SECÇÃO: Informação

“Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês” Atelier dinamizado na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho

No âmbito da candidatura ao Programa de Acções de Promoção da Leitura – Itinerâncias 2010, lançado pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto Dr. António Teixeira de Carvalho foi contemplada com duas acções.

foto
O atelier:” Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês” é uma das iniciativas previstas, e foi dinamizado por Andreia Brites no dia 25 de Maio de 2010, naquela Biblioteca Municipal.
Tendo como público alvo duas turmas do 3º Ciclo da E.B. 2,3 de Arco de Baúlhe, esta acção teve como prinicipal objectivo traçar o perfil dos leitores que nela participaram. Os alunos foram convidados a escolher objectos, imagens, frases e livros, sendo depois confrontados com as suas escolhas, conscientes e inconscientes, para confirmar se as opções coincidiram com o seu perfil de leitor. Finalmente todos foram convidados para um debate sobre o perfil que lhes foi atribuído.
Este atelier teve assim como objecto estabelecer relações afectivas entre a personalidade de cada um e as suas preferências de leitura. Destinou-se a adolescentes que estão centrados em descobertas e novas sensações. Os alunos que assistiram ao atelier foram confrontados com os seus próprios gostos literários.
Ao promover este tipo de actividades, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal está a contribuir para incutir hábitos de leitura e de escrita, colaborando na formação de leitores conscientes e no combate à literacia.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.