Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-04-2010

SECÇÃO: Informação

Empresas Emunibasto e Basto Solidário apresentam Contas

O executivo municipal apreciou e votou nesta reunião, os relatórios de contas apresentados pelas empresas municipais Emunibasto e Basto Solidário, referentes ao ano 2009.

Emunibasto

A Piscina Municipal aquecida acolhe diversas actividades para as diferentes faixas etárias da população
A Piscina Municipal aquecida acolhe diversas actividades para as diferentes faixas etárias da população
Neste âmbito, o relatório de actividades e prestação de contas da Emunibasto, apresentados à Câmara Municipal, reflectem a actividade desta empresa nos seus diversos e variados domínios, ao longo de 2009, que foi desenvolvida tendo em conta o Plano de Actividades e Orçamento que havia sido aprovado em Novembro de 2008.
O ano 2009 ficou assim, marcado pelo aumento da quantidade e da qualidade dos serviços prestados à população, nomeadamente transportes e refeições escolares, prolongamentos de horário na educação pré-escolar, formação profissional e outros projectos, bem como pelo desenvolvimento de inovadoras acções. De referir também a transferência para a empresa municipal, por parte do Município de Cabeceiras de Basto, da gestão da Casa do Povo do Arco de Baúlhe e Polidesportivo, algumas Escolas do 1º ciclo entretanto desactivadas e duas Piscinas descobertas. Fica marcado também pela abertura da Casa dos Produtos Tradicionais e pela entrada em funcionamento do novo edifício de apoio ao Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.
De salientar, ainda, que a Emunibasto, E. M. levou a efeito todas as iniciativas previstas no seu Plano de Actividades para 2009 e que tiveram, para além da cooperação de muitas outras entidades, nomeadamente juntas de freguesia, associações, clubes, instituições sociais, económicas e de solidariedade, uma grande participação popular que abrangeu crianças, jovens, adultos e idosos de todas as freguesias do concelho.

Basto Solidário dá lugar a cooperativa

O Espaço de Convívio e Lazer de Eiró abriu em 2009
O Espaço de Convívio e Lazer de Eiró abriu em 2009
O executivo municipal aprovou igualmente o relatório de contas de 2009, apresentado pela empresa municipal, Basto Solidário, E. M., S. A. que teve como objecto de acção, a prestação de serviços de interesse geral e a promoção do acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais, designadamente apoio social e cuidados de saúde, no âmbito das atribuições e competências fixadas aos Municípios. A acção desenvolvida teve como documentos orientadores o Plano de Actividades e Orçamento para 2009, baseado na promoção de políticas dirigidas aos cidadãos, com especial destaque à família, à infância, à juventude e aos mais idosos. Neste âmbito, foi canalizado o investimento para o acompanhamento e apoio aos grupos socialmente mais desfavorecidos, assente numa política activa de combate aos fenómenos de exclusão social e de promoção da cidadania. O atendimento e apoio/psicossocial, o diagnóstico de situações de risco, a orientação escolar e profissional, o acompanhamento de educação e formação de crianças e jovens em risco, a instrução de processos de candidatura a apoios sociais, a realização de encontros temáticos, a distribuição de bens essenciais e cabazes de Natal, a comemoração de datas alusivas à acção social e a dinamização dos Espaços de Convívio e Lazer, que beneficiou largas centenas de cidadãos e famílias, e que se encontram demonstrados nos documentos apresentados reflectem a importante actividade que a Basto Solidário, enquanto empresa desempenhou na área da acção social. Destaca-se a entrada em funcionamento de mais dois novos Espaços de Convívio e Lazer, em Eiró, freguesia de Riodouro e em Moimenta, freguesia de Cavez. Destaca-se igualmente a criação do Serviço de Consultadoria Jurídica e de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, com um registo significativo de 144 atendimentos. No que diz respeito à Saúde, a empresa Municipal desenvolveu um conjunto de projectos e acções com o objectivo de diminuir a incidência da doença e promover a saúde e o bem-estar dos Cabeceirenses.
A dinamização do Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, a realização regular de campanhas de sensibilização para a adopção de comportamentos saudáveis ou a promoção de actividades físicas, traduziram-se em milhares de atendimentos que se encontram discriminados nos documentos ora aprovados desta empresa municipal, que doravante será extinta para dar lugar a uma Cooperativa de Interesse Público, decisão esta, aprovada igualmente pelo executivo municipal neste reunião.




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.