Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-04-2010

SECÇÃO: Opinião

O que é uma cárie?

foto
A cárie é a doença mais prevalente das doenças crónicas pois atinge quase todas as pessoas, sem ligar a sexo, raça, idade ou nível sócio-económico e na maioria das vezes desenvolve-se devido a uma má Higiene Oral.
A cárie é uma doença de origem bacteriana pós-eruptiva que na maioria das vezes é caracterizada por uma destruição progressiva dos tecidos mineralizados dos dentes. Inicia-se e desenvolve-se no esmalte dentário, sendo o esmalte acelular e despromovido de vasos e nervos, este é considerado o órgão mais duro do nosso organismo. As reacções de desmineralização e de remineralização do esmalte desempenham um papel muito importante na evolução das lesões da cárie dentária.
Podemos evitar o aparecimento da cárie, visitando o Higienista Oral ou o Dentista regularmente, pelo menos 2 vezes por ano, utilizando um bom método de escovagem, escovando pelo menos 2 vezes por dia sendo uma delas à noite com uma pasta rica em flúor (tendo esta entre 1000 a 1500 ppm de flúor), utilizando um bom controlo interdental através do uso fio dentário ou escovilhões, através da aplicação de selantes nos molares e pré-molares e ainda com um bom colutório e é claro evitando a ingestão de alimentos cariogénicos entre as refeições.

Florinda Pereira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.