Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-03-2010

SECÇÃO: Informação

Cabeceirense Elvira Vieira apresentou livro em Vigo

A investigadora Elvira Vieira, apresentou em livro, no dia 1 de Março, na cidade de Vigo, o estudo que realizou intitulado «Capital Humano como factor de Convergência: Análisis Econométrico de la Eurorregión Galicia-Norte de Portugal (1995-2002)», um trabalho que havia sido distinguido em 2008 com o 1º prémio de investigação da Cátedra da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

A cabeceirense Elvira Vieira com o Vereador Dr. Domingos Machado aquando da Tomada de Posse como directora  do A.E.C.T. da  Euro-região Galiza - Norte de Portugal
A cabeceirense Elvira Vieira com o Vereador Dr. Domingos Machado aquando da Tomada de Posse como directora do A.E.C.T. da Euro-região Galiza - Norte de Portugal
Em declarações à Lusa, Elvira Vieira que dirige o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Euro Região Galiza-Norte de Portugal disse que “o baixo nível educativo da população activa, empregue especialmente no sector secundário, contribui, em grande medida, para a baixa produtividade da euro região”.
Adiantou ainda, que para os diferentes ritmos de desenvolvimento os principais factores são “a menor produtividade de trabalho da região Norte de Portugal, que regista uma menor eficiência na afectação dos seus recursos humanos”, assim como, a “fraca concentração de trabalhadores com elevados índices educativos na região portuguesa o que se traduz numa fraca dotação de capital humano na região, especialmente atrofiante no sector secundário”.
Elvira Vieira, considera ainda que existem indícios de que as NUTS III – unidades territoriais – da euro região Galiza-Norte de Portugal, “podem estar a convergir para pontos de equilibrio de médio e longo prazo distintos, sendo possível a formação de dois grupos de regiões com distintos níveis de desenvolvimento potenciais, ao nível das regiões do litoral e do interior.
De referir ainda que o Presidente da edilidade Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, deslocou-se a Vigo para assistir ao lançamento deste estudo e felicitar a autora e cabeceirense Elvira Vieira.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.