Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-03-2010

SECÇÃO: Informação

DREN instala Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto

Cabeceiras de Basto dispõe a partir do dia 26 de Fevereiro, de um novo serviço público desconcentrado do Ministério da Educação. Trata-se da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto [EAEAAB], que será coordenada pelo Cabeceirense Dr. Domingos Machado. Este novo serviço, tem como objectivo principal, apoiar os estabelecimentos de ensino dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vieira do Minho. A sua localização na recém recuperada Casa do Povo do Arco de Baúlhe, resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município Cabeceirense e a DREN – Direcção Regional de Educação do Norte, tendo em vista a cedência de instalações que, além da qualidade, dispõem ainda de centralidade e boas acessibilidades.

Presidente da Câmara Municipal Cabeceiras de Basto e o Director  Regional assinam Acordo de Colaboração
Presidente da Câmara Municipal Cabeceiras de Basto e o Director Regional assinam Acordo de Colaboração
Durante a cerimónia de instalação do novo serviço, na qual marcaram presença o Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite, os presidentes das Câmaras de Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Vieira do Minho, assim como, vereadores, demais autarcas, dirigentes associativos, responsáveis por diferentes sectores de educação entre os quais representantes dos dez agrupamentos de escolas envolvidos, convidados e população em geral, procedeu-se à assinatura do protocolo que fixa as responsabilidades das partes, seja no que respeita à utilização das áreas afectas, seja à utilização dos espaços comuns.

Espaço Polivalente

Isto porque aquando da recuperação da Casa do Povo do Arco de Baúlhe, foram ali intalados serviços da responsabilidade da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe, assim como disponibilizados espaços para a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe e para o Desportivo de Arco de Baúlhe. Segundo informação divulgada, é de referir também que a Casa do Povo, além de albergar vários utilizadores, dispõe ainda de um auditório, sala de reuniões, balneários, polidesportivo, entre outros espaços onde actualmente decorre formação musical e de novas tecnologias da informação, actividades que diariamente atraem àquele edifício central da vila arcoence jovens e menos jovens, que de forma salutar convivem e aprendem.
Autarcas da região assistiram à cerimónia
Autarcas da região assistiram à cerimónia

Cooperação e desenvolvimento em prol de melhor educação

Na ocasião, o edil Cabeceirense Engº Joaquim Barreto, manifestou a sua satisfação pela decisão da DREN em colocar, em Cabeceiras de Basto, este serviço, que contribuirá certamente para a promoção e para o desenvolvimento local, agradecendo a cooperação dos concelhos vizinhos, reflexo das relações de boa vizinhança, assumindo também o compromisso de cooperação com os municípios vizinhos quando necessário.
À Equipa (Dr. Domingos Machado e Drª. Rosa Miranda), o autarca, deixou uma palavra de felicitação pelas funções que a partir de agora passam a desempenhar, manifestando a disponibilidade do Município para colaborar com esta estrutura no sentido de contribuir para mais e melhor educação, quer no concelho, quer na região.
Da mesma opinião partilhou o Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite, cuja localização dos serviços justificou pela excelente qualidade das instalações disponibilizadas pelo Município Cabeceirense, contribuindo assim para garantir melhores serviços para pessoas, escolas e profissionais, em suma um melhor serviço de educação. O Director da DREN disse ainda, que esta é uma resposta às escolas que permite reequilibrar as estruturas existentes e as áreas abrangidas, salvaguardando as parcerias que as escolas já desenvovem. Terminou agradecendo uma vez mais a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.