Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-03-2010

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto prepara Semana da Floresta, do Cabrito e do Anho

À semelhança dos anos anterior, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Emunibasto e com a colaboração dos estabelecimentos de ensino do concelho, das juntas de Freguesia, assim como, de outros parceiros ligados ao sector florestal e ambiental locais e regionais, promovem uma vez mais a Semana da Floresta, do Cabrito e do Anho.
Trata-se de uma iniciativa que abrange um conjunto diversificado de actividades a realizar em vários locais do concelho e dirigidas a vários públicos, assim como, à população em geral. O objectivo, renova-se anualmente e visa a defesa e a promoção da floresta e do seu uso múltiplo. Um sector cheio de potencialidades sócio-culturais e económicas que urge conhecer, preservar e promover.
Dada a importância deste certame, que decorre de 17 a 21 de Março, o Ecos de Basto, divulga o programa do evento para que todos possam participar. De destacar além das várias actividade pedagógicas direccionadas para as escolas, a realização de actividades desportivas, recreativas e gastronómicas, capazes de proprocionar uma semana verde repleta de actividades e alegria.

17 de Março (Quarta-feira)

09h30 - Abertura da “Semana da Floresta, do Cabrito e do Anho”
“Parque Florestal – Floresta Verde”, em Chacim – Refojos > Limpeza, retancha e poda de árvores - Agrupamento de Escolas de Refojos 1.ºCiclo)

A plantação de árvores é uma das acções previstas no programa da iniciativa
A plantação de árvores é uma das acções previstas no programa da iniciativa
Prova de Corta-Mato Regional do Norte – ANDDI e Fundação A.J. Gomes da Cunha, no circuito de manutenção de Vinha de Mouros

10h00 - “A Floresta somos todos” - Actividades no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros - Agrupamento de Escolas de Refojos (1.º Ciclo e J. Infância)
Visitas guiadas ao Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros
“Padrinhos com orgulho, Animais sortudos” - Apadrinhamento dos animais do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros (por escola)
Demonstração de equitação no Centro Hípico; Ateliers de expressão plástica; Actividades desportivas; “Os Vigilantes silenciosos” - Visita à exposição de espantalhos.

Abertura da Exposição “A Floresta e os seus usos múltiplos” – Centro Hípico de Cabeceiras de Basto
14h00 - “A Floresta somos todos” - Actividades diversas no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros - Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe (1.º Ciclo e J. Infância)
14h30 - “Parque Florestal – Floresta Verde”, em Chacim – Refojos - Limpeza, retancha e poda de árvores pelos Clubes da Floresta (Perdigotos, Javaleiros, Raposalhos)


18 de Março (Quinta-feira)

09h30 - Abertura da Exposição: “A Floresta e os seus usos Múltiplos”, no Centro Hípico
“Parque Florestal – Floresta Verde”, em Chacim – Refojos - Limpeza, retancha e poda de árvores - Agrupamento de Escolas de Refojos (2.º Ciclo)
10h00 - “A Floresta somos todos” - Actividades diversas no Centro de Educação Ambiental - Agrupamento de Escolas de Refojos (1.º Ciclo e J. Infância)
14h00 “- A Floresta somos todos” - Actividades diversas no Centro de Educação Ambiental - Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe (1.º Ciclo e J. Infância)
14h30 - “Parque Florestal – Floresta Verde”, em Vila Nune - Limpeza, retancha e poda de árvores - Alunos do Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe (2.º Ciclo)

19 de Março (Sexta-feira)

09h30 - Abertura da Exposição: “A Floresta e os seus usos Múltiplos”, no Centro Hípico
“Parque Florestal – Floresta Verde”, em Chacim - Refojos - Limpeza, retancha e poda de árvores - Agrupamento de Escolas de Refojos (2.º Ciclo)
“Parque Florestal – Floresta Verde”, em Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) - Limpeza, retancha e poda de árvores - utentes da Fundação A. J. Gomes da Cunha
10h00 - “A Floresta somos todos” - Actividades diversas no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros - Agrupamento de Escolas de Refojos (1.º Ciclo e J. Infância)
10h30 – Conferência pela professora universitária Isabel Mina com a participação dos alunos do Externato S. Miguel de Refojos, no Auditório do Centro Hípico
14h00 - “A Floresta somos todos” - Actividades diversas no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros - Utentes da Fundação A. J. Gomes da Cunha; Alunos do Centro Social de Cabeceiras de Basto
14h30 “Parque Florestal – Floresta Verde”, em Vila Nune - Limpeza, retancha e poda de árvores - Alunos do Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe (2.º Ciclo)

20 de Março (Sábado)

09h30 - Abertura da Exposição: “A Floresta e os seus usos Múltiplos”, no Centro Hípico
10h00 - III Concurso de Raças Autóctones (ovinos, caprinos e galináceos), no Centro Hípico 12h00 - Promoção Gastronómica do Cabrito e do Anho, nos Restaurantes aderentes
14h30 - Acção de limpeza no âmbito do Projecto Limpar Portugal – “Vamos Limpar a floresta num só dia” – (Programa Nacional), no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros
15h00 - Demonstrações equestres, pelos alunos do Centro Hípico
Concurso de Atrelagem e Corrida de Jumentos, no Centro Hípico
20h00 - Promoção Gastronómica do Cabrito e do Anho, nos Restaurantes aderentes
21h30 - Animação Musical com Lenita Gentil, Dulce Guimarães, Teresa Tapada, Diamantina e José Gonçalez

21 de Março (Domingo)


09h30 - Abertura da Exposição: “A Floresta e os seus usos Múltiplos”, no Centro Hípico
10h 00 - Peddy Papper – circuito de Manutenção de Vinha de Mouros
Passeio de bicicleta – Vinha de Mouros (apoio da Associação dos Roladores de Basto)
12h00 - Promoção Gastronómica do Cabrito e do Anho, nos restaurantes aderentes
15h00 - Chegas de Carneiros e Chegas de Bois, no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto
18h00 - Encerramento da Semana da Floresta, Cabrito e Anho

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.