Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2010

SECÇÃO: Informação

Cabeceirense Elvira Vieira dirige Agrupamento Europeu

A Cabeceirense, Elvira Pacheco Vieira, toma posse no próximo dia 18 de Fevereiro, em Vigo, Espanha, como primeira directora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial [AECT] Galiza-Norte de Portugal.
Elvira Vieira é professora no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) Porto e investigadora na Universidade do Minho, com a especialização em temas relacionados com a euro-região Galiza-Norte de Portugal.
De referir que Elvira Vieira, venceu em 2008, a primeira edição do prémio de investigação instituído pela Cátedra da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, com o trabalho «Capital Humano como factor de convergência: Análise econométrica da euroregião Galiza-Norte de Portugal (1995-2002).
À Lusa, Carlos Lage, presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), disse que apesar deste AECT ser uma figura jurídica recente na União Europeia, espera que funcione como um «poder supra-regional» com autonomia decisória.
Carlos Lage, justificou a sua escolha, pelo facto de Elvira Vieira, a pesar de jovem, ser uma profunda conhecedora da euro-região, como atesta o prémio alcançado em 2008.

Galiza e Norte de Portugal, regiões similares

foto

Por sua vez, Elvira Vieira disse à agência Lusa, que desde a adesão à CEE (actualmente União Europeia), em 1986, a Galiza e o Norte de Portugal «têm vindo a afastar-se, estando actualmente a região galega num patamar muito mais elevado, depois de no passado ter tido enormes problemas sociais, relacionados sobretudo com o desemprego».
Adiantou ainda que se trata de «duas regiões, de alguma forma similares, principalmente no que diz respeito à parte geográfica, demográfica e a alguns factores culturais». As principais diferenças consideradas pela investigadora, são a «economia e, nalguns casos, sociais», com ambas muito dependentes do sector terciário, mas a Galiza ainda com muita população no sector primário e o Norte de Portugal no sector secundário.

Dinamizar projectos comuns

O AECT Galiza-Norte de Portugal é um organismo com carácter permanente, estrutura orgânica e identidades próprias que conta com recursos administrativos, técnicos e financeiros e com capacidade de tomar decisões sobre os projectos comuns das duas regiões, promovidos sobretudo pela CCDR-N e Junta da Galiza.
Este Agrupamento pretende ser «a voz e o braço executivo das orientações estratégicas do plano de cooperação da Galiza e Norte de Portugal» assumindo a herança do programa idêntico desenvolvido desde 1991, pela Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal.
Segundo informação ventilada pela Lusa, a criação do Agrupamento «permite resolver um dos grandes problemas da Comunidade de Trabalho, que consistia na inexistência de uma personalidade jurídica e de uma sede/base de operações».
Este AECT terá a sua sede em Vigo e nascerá com uma dotação financeira de 200 mil euros, atribuídos em partes iguais, pela CCDR-N e Junta da Galiza.
De referir ainda que Elvira Vieira será coadjuvada neste cargo pelo Sub-director Juan Lirón – galego - um destacado cargo da Junta da Galiza que acompanhou as dinâmicas de cooperação Norte-Galiza, desde o final da década de 1980.
Ao que apuramos a cerimónia de posse realiza-se no dia 18 de Fevereiro, pelas 17h30m, no salão de Actos da Fundação C.E.T.M.A.R., em Vigo.
A este propósito a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto emitiu um comunicado a congratular-se pela cabeceirense Elvira Vieira assumir este cargo e manifestando confiança no sucesso deste novo organismo, ciente das capacidades, qualidades e conhecimentos da novel Directora. Manifestou ainda, enquanto entidade pública, a sua disponibilidade para colaborar com o AECT – Galiza-Norte de Portugal, nas acções e iniciativas que vierem a ser consideradas de interesse geral para a promoção e desenvolvimento deste território.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.