Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-01-2010

SECÇÃO: Informação

O que é um Higienista Oral ?

foto
Um Higienista Oral é um profissional de saúde cuja principal função é a prevenção das doenças orais e a promoção da saúde oral. Este profissional pode trabalhar em duas vertentes: em meio clínico (clínicas de medicina dentária ou centros de saúde) e em meio comunitário (câmaras municipais, lares de terceira idade, escolas e centros de apoio a portadores de deficiência física entre outros). O trabalho do Higienista Oral como parte integrante de uma equipa de saúde baseia-se em especial num método de saúde oral. Este é determinado pelas necessidades e meios disponíveis no plano da saúde oral, tanto do desenvolvimento da comunidade, como dos serviços de saúde oral sob a sua responsabilidade.
O Higienista Oral tem como objectivos melhorar a qualidade da saúde oral da comunidade, através de acções de educação para a saúde oral, prevenir especificamente as doenças orais, ou as doenças relacionadas com a cavidade oral e ainda promover a saúde.
Tem ainda como objectivo prestar cuidados de saúde oral preventiva a mulheres grávidas, crianças, adolescentes e adultos, nas áreas das suas competências;
realizar actividades de manutenção e recuperação da saúde oral em doentes em regime de ambulatório; desempenhar actividades administrativas de acordo com o seu grau de integração laboral e em planeamento com os serviços de saúde pública;
criar e executar actividades de investigação para determinar os problemas de saúde relacionados com a sua área.
O Higienista deve ainda mostrar agilidade, disponibilidade e um alto sentido de profissionalismo na execução do seu trabalho, para o bem da comunidade.

Florinda Pereira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.