Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-01-2010

SECÇÃO: Informação

Câmara aposta na formação de jovens Cabeceirenses

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, acompanhado por vereadores, presidentes de junta de freguesia, demais autarcas e técnicos municipais, procedeu no dia 22 de Dezembro, à entrega de 75 bolsas de estudos a outros tantos jovens cabeceirenses.

75 bolseiros e familiares compareceram à cerimónia
75 bolseiros e familiares compareceram à cerimónia
Uma iniciativa que se repete anualmente e que visa apoiar os estudantes com bom aproveitamento escolar e com parcos recursos financeiros ao longo do seu percurso académico. É por isso uma aposta nas pessoas, no conhecimento e na sua valorização e qualificação, contribuindo assim para atenuar o esforço económico que muitas famílias fazem quando decidem apostar na educação dos seus filhos, referiu na ocasião o edil cabeceirense. Neste âmbito, e por considerar que o saber e o conhecimento são hoje em dia, ferramentas cada vez mais importantes para os jovens, a Câmara Municipal contribui desta forma, para a sua formação académica que permitirá certamente, assegurar um futuro melhor.
Este investimento, feito na educação e na formação dos jovens, ascende a 50.695,00 euros, distribuidos pelas 75 bolsas atribuídas de acordo com quatro escalões, que tiveram em conta os rendimentos apresentados pelos agregados familiares, mas também factores como, a taxa de inflação e a percepção social da actual crise económica, que aumenta a necessidade de prestar apoio a alguns agregados familiares com menores recursos financeiros, no que respeita aos encargos com a formação secundária e académica dos jovens.
Esta decisão do executivo municipal, que remonta a 1996, enquadra-se no Regulamento Municipal de Concessão de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Cabeceiras de Basto e procura ser justa no reconhecimento do esforço efectuado pelos estudantes.
Francisco Pereira entregou a bolsa de estudo  municipal a um estudante de medicina
Francisco Pereira entregou a bolsa de estudo municipal a um estudante de medicina

Mais de 200 mil euros investidos na valorização dos recursos humanos

Segundo informação divulgada, é de referir que desde a sua implementação, o executivo municipal atribuiu 331 bolsas de estudo a jovens cabeceirenses que já frequentaram ou que se encontram a frequentar o ensino secundário e superior, perfazendo um montante global de apoios atribuidos na ordem dos 200 mil Euros investidos no capital humano desta terra.
Uma medida que permite também, atenuar as desigualdades sociais e económicas entre a população do concelho e consequentemente, melhorar as condições de vida da população residente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.