Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-11-2009

SECÇÃO: Informação

Feira Tradicional de Cavez

Os Ranchos de Arosa e S. João Baptista de Cavez também deram o seu contributo e animaram a festa
Os Ranchos de Arosa e S. João Baptista de Cavez também deram o seu contributo e animaram a festa
A azáfama era grande no passado dia 15 de Novembro, no Centro Comunitário de Cavez. Pais, alunos e professores colocavam apressadamente pela manhazinha, os produtos em bancas, algumas improvisadas, para dar início à feira que todos os anos, por esta ocasião, a escola da Ferreirinha promove envolvendo a comunidade local. Os produtos da terra e seus derivados, são um chamariz para a numerosa população que ali se desloca para adquirir bens alimentares produzidos de forma biológica e confeccionados à moda antiga.
Ovos, abóboras, compotas, nozes, couves, milho, feijão, broa, são alguns dos produtos que fazem parte de uma vasta gama, que ali são comercializados com o objectivo de angariar alguma verba e também de recriar as tradicionais feiras, cuja realização está bem enraizada na população do concelho. Por outro lado, a beleza etnográfica que este “certame” oferece a todos os visitantes merece ser igualmente destacada. Alunos, professores e comunidades educativa vestem-se a preceito, recriando outras épocas e profissões. O fotógrafo, o ourives, o ferreiro, o padeiro, o agricultor, o cesteiro, entre ouros, marcam presença, descrevendo cenas de um passado recente e apresentando cenários de grande beleza. O mau tempo que se fez sentir e que obrigou, este ano, à mudança do local da feira, que por hábito é realizada no centro da vila, mais precisamente no Largo do Souto, não afastou os visitantes.
Os Vereadores Domingos Machado, Stela Monteiro e Francisco Pereira foram "às compras"
Os Vereadores Domingos Machado, Stela Monteiro e Francisco Pereira foram "às compras"
De referir por fim, que à feira tradicional foram também os vereadores da Câmara Municipal, Domingos Machado, Stela Monteiro e Francisco Pereira, bem como o Presidente da Junta de Freguesia local, demais autarcas e muita população que ali se deslocou para apreciar e saborear as iguarias tradicionais da terra.
Foram muitos os produtos da terra presentes na feira
Foram muitos os produtos da terra presentes na feira

foto




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.