Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-10-2009

SECÇÃO: Informação

Mútua de Basto/Norte
Centro Novas Oportunidades entrega 150 Diplomas

Fernanda Costa, 30 anos, recebeu o Diploma das mãos do Secretário de Estado das Comunidades
Fernanda Costa, 30 anos, recebeu o Diploma das mãos do Secretário de Estado das Comunidades
O Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte realizou, no passado dia 25 de Setembro, a segunda Cerimónia de Entrega de Diplomas aos candidatos que desenvolveram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
A presidir a sessão esteve o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, que nesse dia visitou o concelho de Cabeceiras de Basto. Estiveram presentes também outras individualidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Direcção da Mútua de Basto/Norte, Eng. Joaquim Barreto, o Director do Centro de Emprego de Basto, Dr. Joaquim Oliveira, bem como a Directora do Agrupamento de Escolas de Refojos, Dr.ª Maria do Céu Caridade, e a Directora do Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte, Dr.ª Irene Fontes.
Nesta cerimónia entregaram-se 100 diplomas de 6.º, 9.º e 12.º ano e 55 certificados de participação no Clube de TIC- Nível I. Este clube funciona para candidatos com poucos conhecimentos em Informática.
Segundo a Directora, Irene Fontes, “… o momento de receber o diploma é o momento mais importante do processo de RVCC. É o momento pelo qual todos aqueles que ingressam no processo, anseiam. Significa que o Candidato viu reconhecidas um conjunto de competências e aprendizagens, que foi adquirindo ao longo da sua vida. E isto é muito importante do ponto de vista da valorização pessoal, não só porque conseguiu chegar a uma meta a que se propôs, e para a maior parte dos candidatos é algo que parece inatingível porque já deixaram de estudar há muitos anos, mas também porque a vida que a muitos parece vazia e sem importância, afinal trouxe muitos ensinamentos. E as aprendizagens adquirem-se em qualquer momento e em qualquer profissão.”
O Grupo de Outeiro animou os presentes com o Hino das Novas Oportunidades.
O Grupo de Outeiro animou os presentes com o Hino das Novas Oportunidades.
Marco Gonçalves, Profissional de RVC, diz que “… o momento também é de grande significado para a Equipa...” pois “… ao longo de vários meses acompanhamo-los, conhecemos e fazemos parte da vida deles. É natural que nestes momentos estejamos orgulhosos e felizes com os resultados.”
Após a cerimónia, seguiu-se um jantar de confraternização, onde não faltou música e bailarico até às primeiras horas da madrugada.
O Centro NO iniciará em breve uma terceira fase de Sessões de Júri, momento em que os adultos certificam as competências reconhecidas, para que ainda durante o presente ano se proceda a uma nova entrega de diplomas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.