Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-10-2009

SECÇÃO: Informação

PELA CÂMARA

Câmara estabelece parceria com Instituto Politécnico de Viana de Castelo

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 23 de Setembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, o destaque foi para a decisão do executivo municipal em assinar um protocolo de colaboração com o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo em vista aumentar o leque de oferta ao nível da formação profissional neste concelho, nomeadamente com a promoção de Cursos de Especialização Tecnológica, desta feita na área da Gestão da Animação Turística em Espaço Rural.

Curso de Especialização Tecnológica promovido pelo IPCA
Curso de Especialização Tecnológica promovido pelo IPCA
“Trata-se de um sector de actividade cada vez mais exigente, o que levou a que as partes manifestassem interesse mútuo no desenvolvimento de relações de cooperação, empenhadas que estão na consolidação de padrões de qualidade educacional e cientificamente irrepreensíveis vocacionados para as necessidades actuais do mercado e para a preparação dos seus alunos para o mundo do trabalho”, adianta nota informativa. No âmbito deste protocolo que tem um período de vigência de 2 anos, podendo ser renovado por iguais períodos, a Câmara Municipal compromete-se a ceder instalações adequadas para a realização das respectivas acções de formação, bem como a cooperar na organização e acompanhamento dos alunos no período de formação em contexto de trabalho.

IPCA abre CET de Contabilidade
foto


Ainda no que se pretende com a valorização dos recursos humanos no concelho, a Câmara aprovou igualmente um aditamento ao protocolo já celebrado com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo em vista a leccionação de mais um Curso de Especialização Tecnológica, desta feita, na área da Contabilidade. De referir que a Autarquia Cabeceirense já em 2007, estabeleceu uma parceria com este Instituto destinada à colaboração na dinamização dos CET’s em Banca e Seguros e/ou Desenvolvimento de Produtos Multimédia.
Ao estabelecer parcerias com os Institutos mencionados, a Câmara Municipal está a garantir a realização, em Cabeceiras de Basto, de Cursos de Especialização Tecnológica em diferentes áreas, proporcionado novas oportunidades e saídas profissionais aos jovens, que frequentem esta formação tecnológica e que já possuam o 11º ou o 12º ano. No final, os alunos inscritos ficarão com um diploma de especialização tecnológica correspondente à Qualificação Profissional de nível 4, um certificado de aptidão profissional emitido pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional, permitindo ainda, prosseguir os estudos e ingressar no ensino superior.

Contacto Futsal recebe apoio


O executivo municipal decidiu também atribuir à Associação Contacto Futsal Clube um montante de 1.550,00 euros, destinado a apoiar as despesas inerentes à realização do II Torneio do Município de Cabeceiras de Basto, agendado para o presente mês de Outubro. Ao apoiar este tipo de iniciativas a Câmara Cabeceirense está a incentivar a prática desportiva no concelho, agregando sobretudo os mais jovens e assim contribuindo para a ocupação dos tempos de ociosidade e de lazer.

Cavaquinhos da Raposeira divulgam Cabeceiras de Basto

A Associação Cavaquinhos da Raposeira, sedeada em Refojos de Basto, recebeu 220,00 euros de apoio por parte da Autarquia, destinado a custear as despesas inerentes à deslocação deste grupo de música ao programa televisivo da RTP 1 – Praça da Alegria. Uma presença que contribuiu para promover Cabeceiras de Basto, os seus usos e costumes e também o cancioneiro popular desta terra do Baixo Minho.

Autarquia cria áreas de estacionamento na freguesia de Cabeceiras de Basto
(S. Nicolau)

Também no dia 9 de Outubro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, reuniu pela última vez no mandato que agora findou. Dos assuntos tratados o destaque foi para a decisão do executivo municipal em expropriar uma parcela de terreno com área de 1 972,00 m2 no lugar da Igreja, na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), destinada à execução do Parque de Estacionamento, naquela localidade. Uma medida que visa a criação de infra-estruturas de apoio à população e ao desenvolvimento de actividades económicas e empreariais na freguesia, já que se encontra em curso a construção de um parque industrial naquela zona. Por outro, a construção deste parque de estacionamento permitirá também desafogar uma importante via que atravessa a freguesia e que em dias de culto e de maior movimento condiciona a mobilidade de pessoas e veículos.
De referir ainda, que a Autarquia Cabeceirense, ao “rasgar” terrenos permite que sejam criadas novas centralidades e bolsas de desenvolvimento que contribuiem para a valorização e o progresso da terra.

Autarquia estabelece protocolo com Agrupamento de Escolas de Refojos

O executivo municipal, decidiu de igual forma, aprovar um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Refojos destinado à disponibilização de um docente com a qualificação necessária na área do ensino extra-escolar e no desenvolvimento de projectos e acções educativas que envolvam a comunidade e visem a formação, a valorização e a qualificação da população em geral e das crianças e jovens em particular. Esta autorização concedida pela DREN – Direcção Regional de Educação do Norte, tem a validade de um ano e permitirá a implementação de vários projectos no sector educativo a levar a cabo neste concelho.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.