Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2009

SECÇÃO: Informação

Museu Terras de Basto apresenta Profissões de Antigamente – Uma viagem pelas memórias de trabalho

O Museu Terras de Basto (MTB), em Arco de Baúlhe, deste concelho apresenta até ao próximo mês de Junho do ano de 2010 mais uma magnífica exposição, desta feita subordinada ao tema «Profissões de Antigamente – uma viagem pelas memórias de trabalho em Cabeceiras de Basto».
Uma iniciativa que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da sua laboriosa equipa do MTB, dinamizou com o intuito de proporcionar aos cabeceirenses e a todos os visitantes uma viagem pelas profissões de antigamente, com testemunhos e pontes para o futuro. Um viagem que nos transporta a uma reflexão em torno dos modos de vida da sociedade contemporânea, do trabalho e da procura de felicidade.

Dezenas de pessoas assistiram à abertura de mais uma exposição de grande qualidade apresentada pelo Museu  Terras de Basto
Dezenas de pessoas assistiram à abertura de mais uma exposição de grande qualidade apresentada pelo Museu Terras de Basto
A exposição apresenta oito espaços com bancadas para os objectos das respectivas profissões, que atestam formas de viver e de trabalho e que outrora assumiram um importante papel na economia rural deste concelho, até às primeiras décadas do século vinte.
Esta exposição pretende também ser uma homenagem ao lavrador, ali destacando a imagem do monumento erigido ao agricultor, pela Câmara Municipal em 1997, de autoria do escultor Cabeceirense António Pacheco, como forma de glorificar a ruralidade desta região.
De referir ainda que esta é uma exposição que apresenta audio-guias em português, um catálogo e materiais identificados em braille, que podem ser tocados e manuseados num Museu onde as pessoas contam.
Uma viagem pelas memórias de trabalho que pode ser visitada de Terça a Domingo, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.