Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2009

SECÇÃO: Destaque

Primeiro Ministro visitou obras de Substituição Integral da EB 2,3 de Cabeceiras de Basto e do Centro Escolar

O P.M. à conversa com professores
O P.M. à conversa com professores
O Primeiro Ministro de Portugal, Eng.º José Sócrates, esteve no dia 19 de Agosto, em Cabeceiras de Basto, acompanhado da Ministra da Educação, do Secretário de Estado da Educação e da Directora Regional de Educação do Norte, para visitar as obras de Substituição integral da EB 2,3 de Cabeceiras de Basto (investimento de 4.000.000,00 euros) que tiveram início no passado dia 26 de Junho e que se prolongarão por nove meses. Dessa forma, o início do ano lectivo 2010/2011 já acontecerá com toda a normalidade na nova escola.
No Centro Escolar, a comitiva inteirou-se das obras em curso
No Centro Escolar, a comitiva inteirou-se das obras em curso
Esta nova escola está a ser construída no mesmo local da antiga escola tendo para o efeito sido demolidos os velhos pavilhões.
Durante o corrente ano lectivo as aulas vão decorrer em “contentores” instalados no espaço da escola e alguma zona envolvente, havendo grande preocupação da parte da autarquia e das empresas construtoras na protecção máxima e separação das zonas de obra, por questões de segurança.
foto
De referir que os contentores são equipamentos muito bem preparados e climatizados, permitindo o desenvolvimento da actividade lectiva sem constrangimentos.
A nova escola cumpre os requisitos daquilo que deve ser uma escola dos tempos modernos.
Por último, dizer que a Câmara Municipal é o dono da obra e o financiamento está garantido por fundos comunirtários e pelo Ministério da Educação.
O P.M. e a M.E. receberam das mãos do Presidente da Câmara estatuetas do Basto, símbolo de determinação e bravura, que também personificam
O P.M. e a M.E. receberam das mãos do Presidente da Câmara estatuetas do Basto, símbolo de determinação e bravura, que também personificam

Centro Escolar de Refojos a bom ritmo

O PM visitou também as obras do novo Centro Escolar de Refojos, Cabeceiras de Basto, a designar Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, que se encontra na fase de acabamentos para que possa entrar em funcionamento no próximo mês de Setembro aquando do início do ano lectivo.

Um investimento que ronda os 3.500.000,00 euros
O P. M. conversou com os funcionários desse estabelecimento de ensino
O P. M. conversou com os funcionários desse estabelecimento de ensino

Após a aprovação da Carta Educativa em Junho de 2006 que definiu como prioridade o encerramento das escolas com menos de dez alunos, foram encerradas 28 escolas do 1º ciclo de um universo de 38, no concelho. Este novo Centro Escolar vai acolher alunos de 8 dessas escolas, para além de servir a área mais populacional da Vila de Cabeceiras de Basto. É uma escola integrada (JI+1º ciclo) e poderá albergar até 450 alunos.
José Sócrates apreciou projecto das obras em curso
José Sócrates apreciou projecto das obras em curso
A autarquia é o dono da obra e o financiamento está garantido pelos fundos comunitários e por fundos próprios do Município.
 Na oportunidade o Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, referiu-se às boas relações institucionais que a autarquia tem mantido com a Ministra da Educação e os consequentes bons resultados.
Referiu ser uma aposta da Câmara, a Educação e a melhoria das condições para a aprendizagem e ensino.
Autarcas, Docentes e muitos populares acompanharam a visita do P.M. em Cabeceiras de Basto
Autarcas, Docentes e muitos populares acompanharam a visita do P.M. em Cabeceiras de Basto
Realçou a importância das políticas governamentais para o sector e disse que esta revolução não acontece só em Cabeceiras, mas sim por todo o país. O futuro das novas gerações será melhor porque a escola pública está muito melhor.
A Directora do Agrupamento de Escolas de Refojos, Dra. Maria do Céu Caridade, estava feliz porque a espera por uma nova escola foi longa. Disse que havia já muita gente a pensar que a renovação da escola passaria apenas por uma operação de cosmética e que, agora com uma substituição integral, toda a comunidade educativa está grata ao governo e à autarquia.

Reforma fundamental no sector educativo

Por sua vez, o Primeiro Ministro, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o país, reflexo de uma reforma que considera fundamental no sector educativo, tendo em vista uma sociedade mais moderna e mais capaz. Os novos espaços educativos, serão integrados e dotados de condições adaptadas às novas realidades. Música, Tecnologias da informação, Inglês, Artes Plásticas, são algumas das matérias complementares que ajudarão certamente a formar melhor as crianças e jovens deste país, perspectivando um futuro mais promissor.
Por outro lado, as obras em curso, o investimento público efectuado um pouco por todo o país, permite de igual forma ajudar a atenuar os efeitos de uma crise séria que atingiu não só Portugal, como o mundo inteiro.
Visivelmente satisfeito, o PM terminou a sua intervenção sendo ovacionado pelo numeroso público presente que se associou a esta visita às obras em curso no sector educativo neste concelho, resultantes da magnífica cooperação estratégica do Governo com as autarquias para levar por diante a renovação do Parque Escolar, visando a valorização e a modernização da Escola Pública.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.