Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Política

JOAQUIM BARRETO É NOVAMENTE CANDIDATO À CÂMARA DE CABECEIRAS DE BASTO

Centenas de pessoas encheram, no passado dia 1 de Agosto, o Salão Multiusos do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto para assistirem à festa de apresentação dos candidatos aos órgãos autárquicos do concelho.

Os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipais e às Juntas de Freguesia receberam o apoio do Ministro do Trabalho, Dr. Vieira da Silva, do Deputado,Dr. António José Seguro e do Governador Civil, Dr. Fernando Moniz
Os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipais e às Juntas de Freguesia receberam o apoio do Ministro do Trabalho, Dr. Vieira da Silva, do Deputado,Dr. António José Seguro e do Governador Civil, Dr. Fernando Moniz
Militantes, simpatizantes, convidados, amigos de Cabeceiras de Basto, juventude socialista e muito povo anónimo, marcaram presença para ouvir, aplaudir, mas também incentivar os candidatos às Juntas de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal. Entre outros estiveram nesta iniciativa o dirigente Nacional do PS e Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Dr. Vieira da Silva, o deputado do PS pelo distrito de Braga e cabeça de lista à Assembleia da República, Dr. António José Seguro, o Governador Civil, Dr. Fernando Moniz, os deputados e de novo candidatos à Assembleia da República, Dr. Ricardo Gonçalves e Dra. Isabel Coutinho, dirigentes da JS e ainda inúmeros presidentes de concelhias do distrito de Braga.
O ambiente foi de festa com bandeiras agitadas, aplausos, palavras de ordem e incentivo, sorrisos, cumprimentos, enfim, um verdadeiro encontro de amigos que manifestaram o seu apoio aos candidatos, especialmente a Joaquim Barreto, autarca modelo e de referência a nível regional e nacional, como realçaram os oradores que intervieram na ocasião.
Serafim China Pereira, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Cabeceiras de Basto, actual Presidente da Assembleia Municipal e novamente candidato, agradeceu a presença de todos e referiu ser este um momento importante na vida do PS de Cabeceiras que recandidata todos os actuais presidentes de Junta, da Assembleia e Câmara Municipais e que, escolheu «os melhores para liderarem a mudança em três das freguesias onde o PS é actualmente oposição, Basto (Sta. Senhorinha), Alvite e Passos», disse.
Depois de Francisco Alves, presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto e da mandatária para a Juventude, Dra. Andreia Ribeiro, terem salientado o orgulho que sentem por pertencerem a esta equipa e encorajado todos os candidatos, especialmente os que se apresentam pela primeira vez, a enfrentarem todos os desafios com determinação e trabalho, António José Seguro, enalteceu a obra do autarca Joaquim Barreto e da sua equipa, ao longo dos últimos dezasseis anos, assinalando ser impossível dissociar o nome de Cabeceiras de Basto de Joaquim Barreto e vice-versa. Referiu-se ainda ao grande amor que Barreto nutre pela sua terra, bem visível em cada palavra, comentário ou conversa, mas também na sua recusa em aceitar outras responsabilidades a nível regional ou nacional para as quais tem sido recorrentemente convidado, porque, «para ele, em primeiro lugar, está Cabeceiras de Basto, o seu território e as suas gentes», disse.
Salão Multiusos encheu-se de apoiantes
Salão Multiusos encheu-se de apoiantes
Vieira da Silva na sua intervenção disse ser fácil fazer um discurso nesta apresentação, porque para falar de Joaquim Barreto ou da sua obra, basta pôr a falar o coração. «Quem conhece o autarca, o homem, o amigo Barreto, sabe que é um homem permanentemente insatisfeito», disse. E acrescentou: «um homem trabalhador mas não só, um homem ambicioso, um homem que quer sempre mais», dando como exemplo a sua perseverança para, quando concretizada uma qualquer obra, avançar de imediato com outra, solicitando logo os apoios e recursos necessários.
Joaquim Barreto subiu ao palco em ambiente de grande euforia, com a multidão a gritar «Barreto, Barreto, Barreto» e «PS, PS, PS». Na sua intervenção o presidente e candidato, visivelmente emocionado, fez um balanço da actividade autárquica realizada ao longo dos últimos dezasseis anos, recordando o antes e comparando-o com a actualidade. Depois de agradecer a presença de tantos e tantos amigos, Barreto enumerou só algumas das apostas para o mandato 2009-2013, enunciando a construção da Casa da Juventude, o Parque Verde, na sede do concelho, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, a ampliação da Pista de Pesca Desportiva, em Cavez, a Variante entre Lameiros e a vila sede do concelho, o desenvolvimento do projecto turístico “Tempus”, a aposta na qualificação do potencial humano, a continuação da construção de infra-estruturas de melhoria da qualidade ambiental, entre outras. Joaquim Barreto não quis deixar de lembrar a todos que, apesar de acreditar na vitória, ela só se concretiza com o voto de cada um dos Cabeceirenses no dia 11 de Outubro. Para finalizar Barreto lembrou que Cabeceiras de Basto está grata ao Governo de José Sócrates por tudo aquilo que foi conseguido nos últimos quatro anos, seja o novo Palácio da Justiça, o Centro de Emprego, a Variante às EN 205 e 206 ou a Unidade de Internamento e que, por isso, os Cabeceirenses deverão manifestar essa gratidão nas eleições do próximo dia 27 de Setembro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.