Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-08-2009

SECÇÃO: Desporto

Intercâmbio cultural 2009

foto
(Escócia)

No presente ano de 2009 a Associação Cultural e Recreativa “A Montanha”, localizada no concelho de Cabeceiras de Basto, decidiu organizar um intercâmbio com um país pertencente ao Reino Unido, a Escócia.
Como já vem sendo hábito, um grupo de jovens portugueses viajou para o estrangeiro para terem a oportunidade de conviver com pessoas que possuem culturas e modos de estar diferentes.
Nos dias quatro a onze de Julho do referido ano, o grupo ficou instalado num challet no campo, longe da cidade, de nome “Auchengillian”.
foto
Nesta iniciativa estiveram presentes 6 países pertencentes a União Europeia (UE), sendo eles a Alemanha, a Escócia, a França, Malta, Portugal e a Suécia, tendo cada país um grupo com 6 pessoas de ambos os sexos.
Nos primeiros dias, foram realizados jogos de integração dentro das instalações para que fosse mais fácil a interacção e conhecimento entre os presentes. Para além do mencionado foram ainda organizadas viagens a diferentes zonas do país. Os locais escolhidos foram: Edinburgh e Glasgow (capital da Escócia). Nestas viagens foi-nos possível conhecer a cultura e história rica de um país que partilha a presença na UE. Vimos castelos, catedrais, estátuas, emblemas, ruas, jardins, etc.
foto
Foi uma experiência bastante divertida, recheada de vivências, que esperamos que se repita pois desta forma conseguiu-se derrubar “barreiras” linguísticas, raciais entre outras, substituindo desta forma os sentimentos xenófobos pela riqueza da interculturalidade.
foto

foto

foto

















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.