Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-07-2009

SECÇÃO: Informação

No Samão
Cecília Carvalho apresenta «Retalhos Sem Tempo»

foto
Sob a chancela da Papiro Editora, a Professora Cecília Carvalho apresenta ao público no próximo dia 2 de Agosto, no Samão, o seu primeiro livro intitulado «Retalhos Sem Tempo».
Trata-se de uma autora, nascida em Vila Nova de Sambade, distrito de Bragança, cujo percurso profissional trouxe até Cabeceiras de Basto, concelho onde leccionou até à sua aposentação.
O gosto pela escrita surge cedo e é através da poesia que nos dá conta do encontro com a vida. Há nas suas palavras “uma criança de olhos grandes e sorriso pronto, dulcíssimo”. Há também o homem e a natureza, a força e a fragilidade em confronto. Há a mulher, feminina, mãe, cheia de amor, um imenso amor. Há ainda “um omnipresente Deus, a certeza de Deus, uma fé inabalável e poderosa, capaz de amenizar a dor e o medo, o seu e o nosso”.
A sua forma de escrita, delicada e natural, que mergulha “no mar profundo antes de se espraiar na areia”, que tem as mãos molhadas e há nelas esse homem, essa mulher e essa criança, revelam sensibilidade para o mundo que a rodeia e atenção para aqueles que dela necessitam. Assim é a Profª Cecília Carvalho, uma senhora firme, que em tempos abraçou a política e liderou a Junta de Freguesia de Vilar de Cunhas, colocando os seus conhecimentos e a sua disponibilidade ao serviço dos outros e desta forma ajudando as gentes que há décadas a acolheram e fizeram desta a sua terra, onde veio a fixar-se.
De referir ainda, que a autora cabeceirense é há mais de dez anos, colaboradora deste jornal Ecos de Basto, onde divulga os seus textos em prosa e em poesia. Do seu currículo literário destaca-se ainda, a sua participação como co-autora de um caderno de poemas elaborado por catorze mulheres de Basto. Em 2006 alcançou o segundo prémio num concurso literário no género de prosa. «Retalhos sem Tempo» é o seu primeiro título publicado e estamos certos de que será um êxito.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.