Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-07-2009

SECÇÃO: Informação

Externato S. Miguel de Refojos foi o melhor stand presente na Festa do Associativimo e das Colectividades

As associações animaram o certame
As associações animaram o certame
O stand apresentado ao público pelo Externato S. Miguel de Refojos durante a Festa do Associativimo e das Colectividades que decorreu neste concelho de 9 a 12 de Julho de 2009, venceu o segundo concurso levado a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto. O prémio atribuido foi de 250 euros, tendo em conta os critérios definidos de criatividade, originalidade, atractividade e interactividade.
Assim, durante quatro dias, cerca de quarenta e seis associações e colectividades do concelho apresentaram publicamente as suas actividades e proporcionaram aos visitantes do certame um programa recreativo, cultural e desportivo variado, que atraiu numeroso público.
Fernanda Carneiro lançou "Crónicas de Todo o Tempo"
Fernanda Carneiro lançou "Crónicas de Todo o Tempo"
Pela Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto [mercado municipal], passaram diversos grupos, tais como “A Fanfarra” do Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, os Grupos de Bombos da Associação Recreativa de Moimenta, da ARBORADA e da Associação Zés Pereira de Basto, a Banda Cabeceirense através da sua escola de música, os Ranchos Folclóricos “São João Baptista de Cavez”, Os Camponeses de Arosa e o Grupo Folclórico de S. Nicolau. Marcaram igualmente presença, os Grupos de Música Popular “Os Amigos de Basto”, os “Cavaquinhos da Raposeira”, as “Águias de Painzela”, os cantares de D. Nuno Álvares Pereira de Pedraça, assim como, a apresentação de um musical promovido pelos ex-alunos do Externato S. Miguel de Refojos. De destacar também a brilhante actuação do artista português José Cid, que atraiu àquele recinto milhares de pessoas, no Sábado à noite. Neste local, teve também lugar animação teatral promovida pela ARCA.
Actividades desportivas diversificadas tais como ténis de mesa, voleibol, cartas, damas, dominó, jogos populares, entre outras, fizeram também parte do programa e mobilizarem centenas de pessoas. Durante o certame, teve ainda lugar o torneio de Voleibol Inter Associações e um torneio de futebol de 5.
Externato S. Miguel de Refojos apresentou o stand mais interactivo
Externato S. Miguel de Refojos apresentou o stand mais interactivo
Destaque ainda, para o lançamento do terceiro livro da autora cabeceirense, Fernanda Carneiro, intitulado «Crónicas de todo o tempo», que sob a chancela da editora Labirinto, deu à estampa as memórias dos seus avoengos, mas também relatos das suas viagens e “aventuras”. Uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, da vereadora da Cultura, Profª Stela Monteiro, do professor António Augusto C. Leite Bastos a quem coube a apresentação da obra, do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, demais autarcas, familiares e amigos que ali se deslocaram para testemunhar o momento.
Este certame contou ainda com um debate, subordinado ao tema «Associativismo e Cidadania» tendo como orador convidado o Dr. Pedro Adão e Silva, que atraiu ao auditório municipal Ilidio dos Santos, dirigentes associativos, autarcas e demais população.
"Os Amigos de Basto" cantaram músicas populares
"Os Amigos de Basto" cantaram músicas populares
A Festa terminou no dia 12 de Julho, após quatro dias de grande animação promovida pelas colectividades presentes no certame, consideradas pela Autarquia Cabeceirense como uma mola impulsionadora e centros de desenvolvimento local.
Recorde-se que esta iniciativa, que vem crescendo de ano para ano, e que este ano concretizou a nona edição, é o reflexo do dinamismo associativo que se sente no concelho, motivado, em parte, pelo apoio e pela disponibilidade que a Câmara Municipal tem vindo a prestar às agremiações locais e assim tem contribuído para a dinamização e o envolvimento das colectividades, bem como, para a preservação dos usos e costumes de um povo, conferindo-lhe modernidade, divulgando-os e promovendo-os, ao mesmo tempo que incentiva a realização de um trabalho cada vez mais profissionalizado e eficiente em prol da ocupação salutar dos tempos livres das gentes de Basto.


Torneio de voleibol muito participado
Torneio de voleibol muito participado

O desporto esteve em destaque neste certame
O desporto esteve em destaque neste certame

"Os Camponeses de Arosa" foi um dos Ranchos presentes nesta iniciativa
"Os Camponeses de Arosa" foi um dos Ranchos presentes nesta iniciativa

Ex-alunos do Colégio interpretaram vários temas
Ex-alunos do Colégio interpretaram vários temas

José Cid surpreendeu os cabeceirenses com o seu concerto
José Cid surpreendeu os cabeceirenses com o seu concerto

















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.