Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-06-2009

SECÇÃO: Informação

Militares distinguidos com Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho de Cabeceiras de Basto

Com o objectivo de distinguir o relevante e extraordinário contributo que a acção dos militares Major General José Alberto Martins Ferreira, Tenente-Coronel Jocelino do Nascimento Bragança Rodrigues, Major de Cavalaria José Miguel Peralta Pimenta, assim como do Regimento de Engenharia Nº 3 de Espinho, tiveram na promoção e aumento do prestígio do Concelho de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal decidiu homenagear publicamente e desta forma reconhecer, agradecer e distinguir o desempenho destes militares, que muito honrou o país e os cabeceirenses, atribuindo-lhes a Medalha de Ouro de Mérito Público de Cabeceiras de Basto.

Major General José

foto
Alberto Martins Ferreira

Oficial das Forças Armadas Portuguesas, Comandante da Brigada de Intervenção, tem desenvolvido uma acção notável ao serviço da Instituição Militar, consubstanciada no Comando de uma Unidade do Exército Português que tem prestado serviços de carácter militar extraordinários, relevantes e distintos em Missões de Paz em várias partes do mundo, tais como Timor, Afeganistão, Líbano, Bósnia e Kosovo. Este militar teve uma participação determinante na decisão da escolha, organização e condução de todas as acções cumpridas no território de Cabeceiras de Basto, no âmbito da preparação do Agrupamento MIKE, ocorrida no nosso concelho, no período de 24 e 31 de Julho de 2008, materializadas na execução do exercício “PRISTINA 082” que finalizou o aprontamento desta Unidade, antes da partida para mais uma Missão de Paz no Kosovo; uma decisão que honrou o Município de Cabeceiras de Basto ao ter sido escolhido para receber as três centenas de militares que integraram o referido exercício.

Tenente-Coronel Jocelino do Nascimento Bragança Rodrigues
foto


Teve uma participação determinante na preparação, organização e condução de todas as acções cumpridas no território de Cabeceiras de Basto, no âmbito da preparação do Agrupamento MIKE, cuja passagem pelo território Cabeceirense muito contribuiu para promover, dar maior visibilidade e aumentar o prestígio do concelho, permitindo deste modo associar Cabeceiras de Basto a uma Missão de Paz conduzida pelo Exército Português em território estrangeiro;

foto
Major de Cavalaria José Miguel Peralta Pimenta

Foi-lhe atribuído o galardão referido, pelo notável trabalho desenvolvido ao serviço da Instituição Militar, enquanto Segundo Comandante de uma Unidade do Exército Português, o Agrupamento MIKE, da Brigada de Intervenção, prestando serviços de carácter militar extraordinários, relevantes e distintos em Missão de Paz no Kosovo. A sua participação foi determinante na preparação, organização e condução de todas as acções conduzidas no território de Cabeceiras de Basto.

Regimento de Engenharia Nº3, de Espinho
foto

Nesta cerimónia, o RE Nº 3 de Espinho, recebeu a certidão da deliberação da Câmara Municipal, uma vez que já no passado mês de Maio, havia sido entregue o galardão no decurso do Dia da Unidade naquele quartel. Uma condecoração que teve como principal objectivo distinguir este Regimento de Engenharia, pela acção que vem desenvolvendo ao serviço do país, seja no estrangeiro, seja em território nacional beneficiando directamente a população e contribuindo para o seu bem-estar.
O executivo municipal, considerou por isso, que o Regimento de Engenharia Nº3, Unidade do Exército Português, sediado em Espinho, tem desenvolvido uma acção notável ao serviço da Instituição Militar, consubstanciada na concretização de trabalhos de engenharia e construção no Território Nacional e em diversos palcos internacionais onde as Forças Armadas Portuguesas têm cumprido Missões de Paz, prestando desse modo serviços de carácter militar relevantes que muito têm dignificado e honrado a Instituição Militar e a Nação Portuguesa. Desta acção, o Município de Cabeceiras de Basto tem beneficiado grandemente com a intervenção dos militares deste Regimento, no rompimento, alargamento ou beneficiação de caminhos e ultimamente na construção da Pista para Aeronaves, infra-estrutura de apoio a meios aéreos de combate a incêndios florestais, localizada na freguesia de Abadim, deste concelho. Uma participação que tem representado um contributo relevante no processo de desenvolvimento do nosso território e na melhoria das condições de vida das populações locais.
Desta forma, o Município de Cabeceiras de Basto e as suas populações manifestam a sua gratidão à Instituição Militar em geral e em particular ao Regimento de Engenharia Nº 3, seu Comando e Militares, por todo o trabalho realizado em prol do referido desenvolvimento local.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.