Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Destaque

Câmara distinque Regimento de Engenharia de Espinho atribuindo-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho

Integrada na cerimónia Militar do Dia da Unidade que teve lugar no dia 4 de Maio, no Quartel do Regimento de Engenhria Nº 3, em Espinho, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, procedeu à entrega da Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho, àquela unidade militar.
Uma condecoração aprovada pelo executivo municipal, na última reunião realizada a 23 de Abril e que teve como principal objectivo distinguir este Regimento de Engenharia, pela acção que vem desenvolvendo ao serviço do país, seja no estrangeiro, seja em território nacional beneficiando directamente a população e contribuindo para o seu bem-estar.

Acção notável

O Comandante do RE3 recebe do Presidente da Câmara a Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho
O Comandante do RE3 recebe do Presidente da Câmara a Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho

O executivo municipal, considerou por isso, que o Regimento de Engenharia Nº3, Unidade do Exército Português, sediado em Espinho, tem desenvolvido uma acção notável ao serviço da Instituição Militar, consubstanciada na concretização de trabalhos de engenharia e construção no Território Nacional e em diversos palcos internacionais onde as Forças Armadas Portuguesas têm cumprido Missões de Paz, prestando desse modo serviços de carácter militar relevantes que muito têm dignificado e honrado a Instituição Militar e a Nação Portuguesa. Desta acção, o Município de Cabeceiras de Basto tem beneficiado grandemente com a intervenção dos militares deste Regimento, no rompimento, alargamento ou beneficiação de caminhos e ultimamente na construção da Pista de Aeronaves, infra-estrutura de apoio a meios aéreos de combate a incêndios florestais, localizada na freguesia de Abadim, deste concelho. “Uma participação que tem representado um contributo relevante no processo de desenvolvimento do nosso território e na melhoria das condições de vida das populações locais” realçou o autarca.

Município reconhece e agradece acção do RE3

O Município de Cabeceiras de Basto e as suas populações estão assim, gratos à Instituição Militar em geral e em particular ao Regimento de Engenharia Nº 3, seu Comando e Militares, por todo o trabalho realizado em prol do referido desenvolvimento local.
Na oportunidade o edil, disse que a população Cabeceirense ao contactar com esta força militar altamente especializada, sentiu grande orgulho na Instituição Militar e reforçou grandemente a boa imagem que tem do Exército Português. O autarca considerou ainda que a passagem e acção dos Militares do Regimento de Engenharia Nº 3, pelo território Cabeceirense, muito tem contribuído para promover, dar maior visibilidade e aumentar o prestígio do nosso Concelho. Ao atribuir a Medalha de Ouro de Mérito Público do Concelho de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal reconhecer, agradece e distingue o relevante contributo no processo de desenvolvimento local, bem como, na promoção e aumento do prestígio do Concelho.

RE3 enaltece acolhimento modelar por parte de Cabeceiras de Basto

Por sua vez, o Comandante Hermínio Teodoro Maio (COR ENG), enalteceu o acolhimento modelar que os militares destacados têm recebido por parte do Município de Cabeceiras de Basto. Os trabalhos em curso na Pista de Aeronaves, localizada em Abadim deste concelho, desenvolvidos no âmbito das Construções Horizontais do RE3, tem proporcionado aos militares um intenso treino operacional, já que reproduzem condições de trabalho e de enquadramento similares às que irão encontrar no Líbano. Os destacamentos de engenharia em Cabeceiras de Basto têm desenvolvido uma acção de grande significado para as populações. O alargamento da pista de aeronaves tem exigido enorme dedicação, competência e espírito de sacrifícios aos militares, realçou. Desde que os trabalhos foram retomados a 15 de Julho passado, e até ao momento, o Destacamento de Engenharia de Cabeceiras de Basto desmontou, movimentou e aterrou cerca de 200 000m3 de terras, muitas vezes superando difíceis condições climatéricas. “Para os resultados alcançados, traduzidos na conclusão dos trabalhos a curto prazo, muito tem contribuído o excepcional apoio do Município e dos seus municípes, a quem endereço uma especial e reconhecida saudação, na pessoa do seu presidente, Engº Joaquim Barreto”, disse o Comandante do RE3, reforçando que a forma como os militares do Destacamento do RE3 têm sido recebidos é “reveladora de um alto sentido patriótico”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.