Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

Mútua de Basto/Norte
Mil Adultos no Centro Novas Oportunidades

Em pleno funcionamento há menos de um ano, o Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto/Norte está a atingir as 1000 inscrições!

  Sessão de Reconhecimento - Individual
Sessão de Reconhecimento - Individual
Segundo a Directora, Irene Fontes, este é um número que orgulha a Associação Mútua de Basto/Norte e a Iniciativa Novas Oportunidades, “... Mil inscrições é o sinal de que os portugueses, e muito em especial os Cabeceirenses, querem aumentar as suas qualificações, valorizando-se pessoal e profissionalmente.”
Este projecto de Formação e Desenvolvimento promove a Educação e Formação de Adultos, direccionada a um público maior de 18 anos que não tenha completado o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de Escolaridade. Após a inscrição no Centro, o Candidato poderá ser encaminhado para a Oferta Formativa que melhor se adequa ao seu perfil.
Ângela Sousa, Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento, refere que “ … grande parte dos desempregados que nos procuram, esperam obter uma qualificação escolar e profissional, através de um Curso de Educação e Formação de Adultos e, sempre que possível, são encaminhados para os cursos ministrados pela Mútua de Basto ou por entidades parceiras; por sua vez, os candidatos empregados preferem o RVCC, uma vez que lhes dá a oportunidade de validarem aquilo que já aprenderam e, num curto espaço de tempo, obterem uma qualificação escolar.”
O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) da Mútua de Basto já conta com mais de 300 candidatos em processo de Reconhecimento e 50 preparam-se para a aguardada Sessão de Júri, a acontecer muito em breve.
Grupo de Outeiro, Sessão de Reconhecimento  - Colectiva
Grupo de Outeiro, Sessão de Reconhecimento - Colectiva
A Directora do Centro NO conta que os candidatos e a equipa estão ansiosos para que cheguem as primeiras certificações. Estas “…vão ser motivo de orgulho para aqueles que vêem certificadas as suas competências; e servirão de motivação, quer para aqueles que ainda se encontram em processo, quer para aqueles que ainda não se inscreveram.”
No que concerne ao encaminhamento para outras ofertas formativas, nomeadamente cursos de Educação e Formação de Adultos, Cursos de Educação e Formação de Jovens, cursos Aprendizagem, entre outros, o Centro já encaminhou mais de 150 candidatos.
A Mútua de Basto tem feito uma grande aposta na divulgação e promoção do Centro Novas Oportunidades. A Directora refere o motivo “… todos beneficiamos com esta iniciativa. Os adultos constatam que as aprendizagens que fizeram ao longo das suas vidas, nos mais variados contextos, lhes servem para alguma coisa; têm a oportunidade de progressão da carreira ou poderão encontrar um emprego melhor no futuro; ou, simplesmente, valorizam-se pessoalmente. E a valorização pessoal é tão importante numa sociedade deprimida como a nossa.”
E continua… “, lucra a nossa Terra, o nosso País… a nossa Sociedade, pois ganha cidadãos mais informados, mais activos e mais qualificados. De uma forma geral, precisamos de um país melhor e só o conseguiremos se apostarmos nas qualificações dos portugueses.”



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.