Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-05-2009

SECÇÃO: Informação

PROJECTO ECO-ESCOLAS REALIZA ACÇÕES DE PROMOÇÃO AMBIENTAL
Agrupamento de Escolas de Refojos contou com o apoio da Câmara Municipal

O Projecto Eco-Escolas é um Programa destinado preferencialmente às escolas do ensino básico e tem como objectivos encorajar a realização de acções de promoção ambiental, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, da gestão do espaço escolar e da sensibilização da comunidade. Para tal o projecto pretende estimular a participação das crianças e jovens na tomada de decisões e implementação das acções, motivar para a mudança de atitude e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, seja a nível pessoal, familiar ou da comunidade. O Eco-Escolas pretende ainda fornecer formação, divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede, bem como contribuir para a criação de parcerias locais no sentido da implementação da Agenda 21 Local.
A metodologia a seguir contempla a criação do conselho eco-escolas, a realização de auditoria ambiental, a concretização de um plano de acção, a monitorização e avaliação do referido plano, o trabalho curricular, a divulgação à comunidade e a criação do eco-código.

Plantação de àrvores no Parque Florestal Verde, em Chacim
Plantação de àrvores no Parque Florestal Verde, em Chacim
Os temas a abordar deverão ser: água, resíduos, energia e alterações climáticas e complementarmente a biodiversidade, a agricultura biológica, os espaços exteriores, o ruído e os transportes.
A adesão do Agrupamento de Escolas de Refojos ao Programa Eco-Escolas mereceu o parecer favorável da autarquia e a celebração de uma parceria desta Câmara com a Associação Bandeira Azul da Europa, entidade responsável pela implementação deste Programa, e que foi aprovada pelo executivo municipal, no passado dia 23 de Abril.

Plantação de árvores

Nesse sentido, a Câmara Municipal, enquanto parceira, deu no dia 6 de Maio, todo o apoio logístico a uma acção de plantação de árvores no Jardim da Casa Municipal da Cultura e no Parque Florestal Verde de Chacim que envolveu crianças das pré-escolas e escolas do 1º ciclo daquele Agrupamento. A iniciativa prosseguiu no dia 7 de Maio, com novas plantações naqueles Parques, envolvendo no total cerca de duas centenas de crianças.
De referir que os Parques Florestais – Floresta Verde, foram criados em Cabeceiras de Basto na Primavera do ano passado, pela Câmara Municipal, com a colaboração dos Baldios de Refojos, Vila Nune e Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e os Bombeiros Voluntários. Têm cerca de um hectare e destinam-se ao desenvolvimento de actividades pedagógicas das escolas que integram os referidos Agrupamentos, no âmbito da preservação e valorização ambiental.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.