Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Casa da Cultura recebe exposição do Museu da Imprensa

Integrada no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, a Casa Municipal da Cultura tem patente ao público, uma exposição subordinada ao tema «Jornais de Abril», que apresenta os principais títulos das publicações que nasceram com a liberdade alcançada com o 25 de Abril. Esta é uma iniciativa do Museu da Imprensa Ncional e que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto prontamente acolheu.

foto
São três dezenas de jornais publicados entre o dia 25 de Abril e 1 de Maio de 1974.
Publicações, algumas já extintas, como «O Século», o «Diário de Lisboa», a «República», «O Comércio do Porto», entre outros ainda existentes.
Os visitantes podem ta,bém verificar que na manhã do dia 25 de Abril, ainda funcionaram os serviços de censura. O próprio movimento dos capitães de Abril, foi censurado. À tarde com a explosão de edições extras no principais jornais como o «República» pode ler-se “Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura”, ao mesmo tempo que dava conta do Movimento da Forças Armadas.
Os títulos e as fotografias patentes nestes periódicos e que se encontram em exposição na Casa Municipal da Cultura deste concelho, são páginas históricas que mostram o começo da liberdade que se vive actualmente no nosso país.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.