Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-04-2009

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto comemorou o 25 de Abril com diversas actividades

Cabeceiras de Basto assinalou uma vez mais o Dia 25 de Abril. Com um programa festivo que decorreu de 23 a 26 de Abril neste concelho, foram realizadas várias actividades lúdicas, culturais, desportivas e sociais, levadas a cabo pela Câmara Municipal com o apoio da Emunibasto e da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto [ADIB] e envolvendo a população.

Pedro Barroso proporcionou um espectáculo memorável
Pedro Barroso proporcionou um espectáculo memorável
As comemorações municipais do 25 de Abril, decorreram em Cabeceiras de Basto, de 23 a 26 de Abril. Com o programa festivo desenvolveu-se durante quatro dias. Começou com uma conferência subordinada ao tema «Conquistas Sociais de Abril», tendo como orador convidado o ilustre Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José Vieira da Silva. Neste âmbito, dezenas de pessoas, deslocaram-se ao Auditório Municipal Ilídio dos Santos para ouvir uma excelente intervenção, que incidiu nas principais conquistas sociais de Abril, nomeadamente os direitos e os deveres alcançados no país, o modelo seguido e a sua implementação a nível europeu, a crise, o desemprego, a sustentabilidade do sistema da segurança social, entre outros assuntos que foram aflorados nesta que foi a 27ª conferência organizada pela Autarquia Cabeceirense com o intuito de esclarecer e informar os seus cidadãos, abordando temas diversificados e proporcionando espaços abertos de diálogo e de reflexão.
No dia 24 de Abril, a jornada ficou marcada pela realização de um jantar convívio organizado pela Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e que juntou cerca de três centenas de democratas que se reuniram para festejar a revolução dos cravos.
Chegas de bois, um espectáculo muito apreciado pelo público
Chegas de bois, um espectáculo muito apreciado pelo público
No dia 25 de Abril, Sábado, a jornada começou cedo, com a realização de diversas provas desportivas, de que se destaca o atletismo e na qual participaram dezenas de crianças e jovens, bem como, a realização da Corrida da Liberdade onde se inscreveram vários atletas. O hastear da bandeira nacional perante uma guarda de honra proporcionada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, e uma sessão evocativa do 25 de Abril nos Paços do Concelho, onde os representantes dos vários partidos com assento na Assembleia Municipal usaram da palavra, foram actos que registaram forte adesão popular e marcaram a primeira parte da agenda. A festa prosseguiu tarde fora, com um espectáculo de folclore que decorreu no Centro Hípico, seguindo-se as afamadas chegas de bois, que atraíram àquele espaço numeroso público. O dia terminou com o magnífico concerto promovido pelo trovador Pedro Barroso, no Multiusos do Mercado Municipal, ao qual acorreram pessoas quer do concelho, quer da região.
As comemorações municipais do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Emunibasto e da ADIB, chegaram ao fim, com um balanço muito positivo, já que em todos os actos realizados foram muitas as pessoas que marcaram presença e se associaram à efeméride em clima de grande satisfação e desta forma, exaltaram os valores de Abril e festejaram a liberdade.
Os Camponeses de Arosa animaram a festa
Os Camponeses de Arosa animaram a festa

Exaltar os ideais de Abril

Após o hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho, sob a guarda de honra e fanfarra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, seguiu-se uma sessão solene no Auditório Municipal para lembrar e enaltecer os valores e os princípios que a Revolução do 25 de Abril de 1974, trouxe ao povo português.
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, respectivamente Joaquim Barreto e Serafim China Pereira pautaram as suas intervenções por afirmações elogiosas a todos quantos organizaram, desencadearam e participaram na “Revolução dos Cravos”, evocando, igualmente, os benefícios da Liberdade e da Democracia que retiraram o país de 48 anos de ditadura.
Na sua intervenção, Joaquim Barreto elegeu o Poder Local como uma das grandes conquistas de Abril, realçando na circunstância os serviços, as obras e os investimentos efectuados quer no Município, quer no país, conseguindo com isso alcançar patamares de desenvolvimento susceptíveis de trazer para as populações uma melhor qualidade de vida, o que constitui motivo de orgulho. Um poder que assenta no factor proximidade, que permite conhecer melhor os problemas e ajudar a resolvê-los. É por isso, uma democracia participativa, que envolve as pessoas. O autarca apelou ainda, à necessidade de credibilizar a política e os partidos políticos, enquanto pilares da democracia, respeitando de igual forma a alternância democrática.
O Ministro do Trabalho, Dr. Vieira da Silva foi o orador convidado e falou das Conquistas Sociais de Abril
O Ministro do Trabalho, Dr. Vieira da Silva foi o orador convidado e falou das Conquistas Sociais de Abril
A crise, foi outros dos assuntos destacados na sua intervenção, referindo a propósito, que apesar dos efeitos generalizados que se fazem sentir a nível internacional e nacional, o concelho está atento e tem vindo a desenvolver medidas capazes de ajudar a suprimir as carências sociais emergentes.
O edil Cabeceirense localizou também a sua intervenção no concelho, realçando o momento de progresso que este atravessa. Os indicadores revelam a sua atractividade resultante quer dos vários equipamentos e infra-estruturas de que dispomos, quer pela hospitalidade da sua gente. Um desenvolvimento que perpassa os principais núcleos urbanos, incidindo também em todas as freguesias do concelho, o que é motivo de grande satisfação. A política que tem sido desenvolvida, tem recebido o contributo de todos. A dinamização de vários conselhos municipais, o envolvimento das autarquias e das associações, é, disso exemplo.
Os vencedores da Corrida da Liberdade, receberam os troféus das mãos do Presidente da Assembleia Municipal, da Presidente da ADIB e do Deputado Municipal eleito pela CDU
Os vencedores da Corrida da Liberdade, receberam os troféus das mãos do Presidente da Assembleia Municipal, da Presidente da ADIB e do Deputado Municipal eleito pela CDU
A terminar, o Presidente da Câmara, apelou para a necessidade de continuar a sentir, a identificar, a viver, a afirmar e a consolidar os valores e os princípios do 25 de Abril, com esperança e confiança no futuro. Joaquim Barreto apelou também a todos os autarcas que saibam honrar a democracia alcançada, que se envolvam, que participem, que apresentem projectos e que, todos, continuem a trabalhar e ajudem a construir um país mais moderno e desenvolvido, garantindo “mais e melhores condições de vida das gentes que confiaram a nobre missão de os servir, com empenho, determinação, rigor e serenidade”.

Cumprir Abril

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, enalteceu igualmente os ideais de Abril, evocando a necessidade contínua de cumprir Abril, na senda de mais educação, mais saúde, mais cultura, em suma, melhores condições de vida e de desenvolvimento.
Os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, Domingos Machado, pelo PS, Custódia Manuela Magalhães, da coligação PSD- CDS/PP e José Manuel Marques da CDU, discursaram nesta cerimónia para darem, também, uma nota positiva da Revolução do 25 de Abril, das transformações por ela operadas e ainda de esperança num futuro cada vez melhor onde a justiça, a solidariedade e a fraternidade continuem a ser as bases essenciais que impulsionem o país. Comum foi o apelo à participação cívica nos actos eleitorais que vão realizar-se durante o presente ano.
O jantar organizado pela ADIB reuniu quase três centenas de democratas
O jantar organizado pela ADIB reuniu quase três centenas de democratas


Dezenas de atletas participaram nas provas desportivas
Dezenas de atletas participaram nas provas desportivas


A ADIB esteve presente no Encontro de Cantigas da Liberdade
A ADIB esteve presente no Encontro de Cantigas da Liberdade


Hastear das bandeiras com Guarda de Honra  dos BVC
Hastear das bandeiras com Guarda de Honra dos BVC


Dr. Domingos Machado em representação do PS no uso da palavra na Sessão evocativa do 25 de Abril
Dr. Domingos Machado em representação do PS no uso da palavra na Sessão evocativa do 25 de Abril






© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.