Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-04-2009

SECÇÃO: Informação

Voluntariado na água

Desde 2007, que nas piscinas municipais de Cabeceiras de Basto e Arco de Baúlhe, se dinamizam diversas acções de voluntariado.
Promovidas inicialmente por uma técnica, que “aderiu a esta causa” na qual se mantém até à data, começaram a ser realizados exercícios terapêuticos (hidroterapia) na água com uma criança que apresentava várias patologias e que desde então, tem registado uma evolução significativa.
A Hidroterapia, como o próprio nome indica, consiste na realização de exercícios terapêuticos feitos dentro de água. Tem os mesmos objectivos que a terapia convencional, com alguns benefícios, já que se torna muito mais agradável e eficiente.

foto
Os exercícios dentro de água facilitam uma melhor autonomia de movimentos, permitindo assim, o trabalho de grandes grupos musculares, numa enorme amplitude e em diferentes direcções e de maneira segura, pois além de fazer um trabalho físico, estimula o psicológico e aperfeiçoa a auto confiança.
Por sua vez, esta prática, minimiza a sensação à dor, viabilizando a realização de exercícios que fora de água seriam bastante dolorosos. Com este tipo de exercícios pretende-se essencialmente, fortalecer os músculos e treinar a resistência, reeducar os músculos paralisados, melhorar a circulação e aumentar o equilíbrio, coordenação e postura.
Através de um trabalho de sensibilização, foi possível contar com o apoio de outros professores, envolvendo-os na prática da hidroterapia solidária. O número de beneficiários duplicou e actualmente são duas as pessas que usufruem deste apoio e da prática destes exercícios terapêuticos.
De acordo com os dinamizadores da acção, a hidroterapia é, além de um benefício para os utentes, uma grande oportunidade de auto-realização e de ajuda ao próximo, que os técnicos envolvidos disponibilizam através do apoio especializado e humano que prestam.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.