Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-03-2009

SECÇÃO: Informação

Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social Cidadão Honorário de Cabeceiras de Basto

Reunido no dia 12 de Março, o executivo municipal decidiu condecorar o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José António Vieira da Silva, atribuindo-lhe o título de Cidadão Honorário de Cabeceiras de Basto e a Medalha de Ouro do Concelho.

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social aquando do lançamento da 1ªpedra do Centro de Dia
O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social aquando do lançamento da 1ªpedra do Centro de Dia
Segundo informação divulgada, esta decisão, visa reconhecer a acção notável que este governante vem desenvolvendo no âmbito da solidariedade social, da formação profissional, do trabalho e do emprego, que é reconhecida por todos e da qual o Município de Cabeceiras de Basto tem beneficiado particularmente. Neste âmbito, destacam-se os apoios concedidos a várias instituições do concelho, através do financiamento público para a construção de cinco novos equipamentos sociais que envolvem um investimento global que ultrapassa os quatro milhões e trezentos mil euros, que integram valências de apoio à infância, aos idosos, às pessoas com deficiência e representam a manutenção de três dezenas de postos de trabalho e a criação de mais oitenta e sete empregos, que beneficiam trezentas e trinta e cinco pessoas, garantindo desta forma, o apoio ao funcionamento e permitindo que os cidadãos, sobretudo os mais carenciados, tenham acesso aos cuidados sociais a promover pelos novos equipamentos.

Forte intervenção na área da formação

Além do auxílio destinado à construção destes novos equipamentos, o apoio financeiro que tem sido disponibilizado para o desenvolvimento de actividades de intervenção precoce, a que se associa também, uma forte intervenção na área da formação, com inúmeras acções, entre as quais, a aprovação de um CNO – Centro Novas Oportunidades e a criação de uma Extensão, na Escola Tecnológica de Lameiros, constituindo-se esta, como Pólo de Formação Profissional de Cabeceiras de Basto, no âmbito da estrutura orgânica do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Respostas estas, que constituem um aumento significativo de oportunidades de acesso à formação pessoal, social e profissional da população de Cabeceiras de Basto.
Na reunião, a Câmara Municipal considou ainda, que só o acompanhamento próximo e interessado que este Governante dedicou à situação criada pelo incêndio nas antigas instalações do Centro de Emprego de Basto, permitiu num curto espaço de tempo, desenvolver o processo de construção de um novo edifício para aquele organismo, no Arco de Baúlhe, mas também a recuperação da antiga Casa do Povo naquela vila que beneficiou também de um significativo apoio financeiro por parte do seu Ministério.
Fruto da sua acção e com o objectivo de distinguir o relevante contributo prestado nas áreas do emprego, formação e acção social, que enriqueceram muito significativamente a rede de apoio social da nossa comunidade, trazendo-lhe maior coesão, equidade, justiça social e consequente melhoria efectiva da qualidade de vida dos cidadãos de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal decidiu agraciar publicamente este membro do Governo.
A atribuição do respectivo galardão será efectuada aquando da primeira visita que o homenageado fizer a Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.