Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-02-2009

SECÇÃO: Informação

Curta-metragem “O Tesouro” rodado em Cabeceiras de Basto

foto
Conto de Eça de Queiroz adaptado ao cinema, por alunos da Universidade Católica Portuguesa, Porto

Cabeceiras de Basto foi o local escolhido por um grupo de alunos do curso de Som e Imagem da UCP, para desenvolver a curta-metragem “O Tesouro”. Este projecto corresponde ao trabalho final de mestrado do curso, onde é proposto a realização de uma curta-metragem ou documentário. Filipe Cerqueira, Afonso Domingues, Bernardo Fonseca e Daniela Ferreira, adaptaram o conto de Eça de Queiroz ao mundo do cinema e projectaram-no no concelho de Cabeceiras de Basto.
foto
Na aldeia de Gondarém foi escolhida a casa ideal para a rodagem das cenas interiores. Uma casa rústica que encaixou perfeitamente na época, em que se desenrola o filme: anos 50, no Portugal Rural.
Este filme continha um número elevado de cenas exteriores, por isso a importância da beleza natural da Serra da Cabreira. Foram aproveitadas as florestas de Veiga, para projectar a mata de Roquelanes, onde é encontrado o tesouro e, as encostas da Serra para projectar a caminhada de um dos irmãos. Através desta curta-metragem são mostradas as paisagens de Veiga e Gondarém, sempre com a Serra da Cabreira como pano de fundo.
foto
“O Tesouro” conta-nos a história de três irmãos que ao encontrar um tesouro, deixam-se levar pela loucura e, ignoram os laços de sangue que os une.
A curta-metragem será exibida no Auditório da Universidade Católica Portuguesa, no dia 8 de Maio, na cidade do Porto. Todos os Cabeceirenses terão ainda a oportunidade de ver “O Tesouro” na sua cidade natal, no dia dedicado ao cinema da semana da juventude.
A produção d”O Tesouro” deve, ainda um especial agradecimento à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pois disponibilizou o edifício do antigo quartel dos serviços florestais, para o alojamento da equipa de produção, assim como para os actores.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.