Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-02-2009

SECÇÃO: Informação

Elvira Pacheco Vieira
Investigadora Cabeceirense recebe prémio em Vigo

Um estudo sobre o desenvolvimento socio-económico das regiões da Galiza e do Norte de Portugal, levado a cabo pela Cabeceirense Elvira Pacheco Vieira, investigadora da Universidade do Minho, foi premiado.
Intitulado «Análise Econométrica da Euro-região Galiza-Norte de Portugal (1995-2002)», o estudo foi distinguido pela Cátedra da euro-região Galiza-Norte de Portugal por contribuir para o conhecimento dos processos de desenvolvimento sócio-económico da região.

foto
O prémio alcançado – o primeiro atribuído por esta Cátedra da Universidade de Vigo – tem um valor de seis mil euros e inclui a publicação do trabalho feito.
Segundo informação divulgada, o júri «valorizou tanto o rigor da investigação como a sua contribuição para o conhecimento do processo de evolução da zona em análise e do papel do capital humano na possibilidade de convergência dos níveis de desenvolvimento regional».
Por sua vez, a investigadora Elvira Pacheco Vieira, disse à agência lusa, que as duas regiões estão a convergir em termos de desenvolvimento, embora para pontos distintos. O estudo «identificou as semelhanças e as assimetrias regionais, através da comparação das principais variáveis macroeconómicas, entre 1995 e 2002, para depois estabelecer a relação entre o capital humano e o crescimento económico de cada região». A análise «é concretizada num estudo econométrico, para os sectores de actividade secundário e terciário para comprovar o efeito positivo do capital humano sobre o desenvolvimento».
Elvira Pacheco Vieira, é licenciada em Relações Internacionais Económicas e Políticas e Mestre em Economia pela Universidade do Minho e Doutorada em Economia Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha. Actualmente lecciona no Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e é investigadora do NEEII (Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional), da Universidade do Minho. O prémio alcançado funciona como um incentivo para prosseguir a investigação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.