Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-02-2009

SECÇÃO: Desporto

Em Cabeceiras de Basto
Deficientes do distrito de Braga festejaram 13º aniversário

A Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga – AADVDB, procedeu no dia 7 de Fevereiro, em Cabeceiras de Basto, à cerimónia evocativa do 13º aniversário daquela associação de cariz regional.
Uma iniciativa que contou com o apoio da Autarquia Cabeceirense e da Emunibasto, que prontamente acolheu a realização deste evento.

Participantes posaram para a posteridade
Participantes posaram para a posteridade
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Batso, Engº Joaquim Barreto, que é também Presidente da Assembleia Geral desta colectividade, estando ainda presente o ex-futebolista, António Simões, o Presidente da Associação, Domingos Silva e os autarcas Profª Stela Monteiro, vereadora e Francisco Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Refojos. Na plateia estiveram associados, técnicos, dirigentes de outras colectividades e demais convidados, familiares e amigos.
A jornada ficou marcada pelo lançamento do primeiro número do boletim da associação intitulado «Gente feliz com os olhos nas mão». Uma publicação que se pretende trimestral e que pode ser encontrada em três versões, respectivamente, negro, braille e áudio, que se constitui como um importante instrumento de comunicação entre os invisuais, que anseiam ser uma referência a nível nacional.

Um ano positivo

Na ocasião o Presidente da Associação, Domingos Silva, considerou o ano de 2008, como um ano positivo, dado o número de actividades realizadas e também a recuperação financeira alcançada, após o avultado investimento feito com as obras da sede. Domingos Silva, adiantou ainda que “estamos a preparar a nossa certificação de qualidade que é um trunfo que todas as instituições querem ter e nós não queremos ficar atrás”. Disse ainda que “já somos uma grande instituição e, com a certificação, vamos ser ainda melhores”.
Por sua vez, Jaime Pereira, director geral da associação e a quem esteve a cargo a apresentação do Boletim Informativo, disse que este processo de certificação está ainda no ínicio. No entanto, este é um objectivo que visam concretizar, e desta forma, mostrar que estão empenhados em optimizar os serviços da instituição e mostrar que o trabalho que está a ser feito, se faz da forma mais correcta possível.
Também António Simões, ex-atleta e um homem solidário, agradeceu a oportunidade de estar presente nesta cerimónia. Estar entre os invisuais é uma honra, pois mais do qualquer contribuição que possa dar para a felicidade dos mesmos, é o poder partilhar o momento, pois contribui para terem um pouco mais de felicidade, de solidariedade e de amor.
Por fim, o edil Joaquim Barreto, fez suas as palavras daquele «magriço», pelo exemplo de coragem e de persistências que estas pessoas portadoras de deficiência visual conseguem transmitir. Terminou dizendo que está de «corpo e alma» nesta associação, não só desempenhando a funções de presidente da Assembleia Geral como também enquanto figura pública. Um eleogia ainda para o presidente da Associação, Domingos Silva, pela sua capacidade de trabalho, pela relação que consegue estabelecer com as pessoas e pela sua capacidade de fazer amigos, tirando partido positivo destes conhecimentos não em proveito próprio, mas em prol da instituição que dirige e dos seus associados.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.