Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-12-2008

SECÇÃO: Informação

Biblioteca Municipal e Casa da Cultura apresentam livros de autores cabeceirenses

Cabeceiras de Basto, viveu no dia 29 de Novembro, um dia dedicado à cultura, mais precisamente às letras.

Fernanda Carneiro na sessão de autógrafos
Fernanda Carneiro na sessão de autógrafos
Assim, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, Maria Fernanda Carneiro, apresentou os livros, «Álbum de Recordações» e «Tempo de Memórias». Duas obras que revelam recordações do passado, por vezes recente, mas que reflectem as vivências e protagonistas de outras eras, testemunhos da nossa história e do modus vivendi desta Terra de Basto. A autora, nascida em Refojos em 1952, deu à estampa crónicas redigidas com alma e coração de forma singela, num estilo corredio, que desperta sensibilidades de uns e curiosidades de outros, revelando a simplicidade e o gosto que tem por Cabeceiras de Basto e pela sua gente.
A apresentação propriamente dita das obras mencionadas, ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto e da Deputada da Assembleia da República, Drª. Isabel Coutinho, que desta forma marcaram presença no evento ao qual se associaram também convidados, demais autarcas, familiares e amigos da autora, bem como a população em geral, com especial incidência naquela zona sul do concelho.
Drª Estela Vilela Passos autografou vários exemplares
Drª Estela Vilela Passos autografou vários exemplares

Drª Estela Vilela Passos lançou «Os Almeida»


Na Casa Municipal da Cultura, em Cabeceiras de Basto, a Drª Estela Vilela Passos, apresentou o livro «Os Almeida». Uma obra que versa a genealogia desta linhagem. A autora é professora aposentada do Ensino Secundário e especialista em Genealogia e Heráldica. Natural deste concelho, a historiadora tem já outros títulos publicados sobre a mesma temática, designadamente, «Julgado de Benviver- Pátria e Memórias», «Os Antigos Senhores de Soalhães», «Os Costados de Gonçalo Veiga França da Rocha e Castro», «Novas Interpretações do Foral de Cabeceiras de Basto», «A Família Leite Barros da Casa da Breia e o Hospício de Olela» e «Os Almeida Barreto», livros que representam magníficos trabalhos sobre o património cultural concelhio onde são desvendados os laços e as relações familiares e sociais estabelecidos ao longo dos anos, que ajudam os leitores a conhecer melhor as raízes e as gentes de Basto. A sessão de apresentação do livro, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela EMUNIBASTO, E.M., contou igualmente com a presença do Engº Joaquim Barreto, Presidente da Autarquia Cabeceirense, demais autarcas, convidados e população em geral.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.