Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Informação

A 22 de Novembro
Museu das Terras de Basto apresenta «…e a viagem começou!»

O Museu das Terras de Basto, no Arco de Baúlhe, apresenta ao público de 22 de Novembro de 2008 a 22 de Janeiro de 2009, uma exposição subordinada ao tema «…e a viagem começou!».

Locomotiva 16, contruída por Sharp Stewart em Inglaterra no ano de 1861 e destinada a serviço de passageiros.
Locomotiva 16, contruída por Sharp Stewart em Inglaterra no ano de 1861 e destinada a serviço de passageiros.
Trata-se de uma colectânea de 54 fotografias a preto e branco, a apresentar na galeria do espaço «Viajar, Viajar», que “homenageia as locomotivas com que Portugal vai ver passar o comboio” segundo Ana Paula Assunção, responsável pelo projecto museológico daquele equipamento municipal.
“Com elas começou a viagem!” e com este projecto expositivo se abre “uma nova porta para continuar a falar da vida ferroviária”, acrescentou esta responsável para quem “a fotografia será a aposta para promover a reflexão sobre a realidade” e assim apresentar “novos olhares sobre a vida ferroviária”.
Esta mostra de fotografias faz parte de um conjunto de imagens organizadas pela Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário em parceria com a Câmara Municipal do Entroncamento, que versa a tracção ferroviária em Portugal ao longo de 150 anos.
“…e a viagem começou!” documenta assim, a utilização da locomotiva, veículo ferroviário fornecedor de energia, no lançamento e na consolidação do trem ou comboio. Esta mostra de imagens apresenta o país e documenta fielmente não apenas as máquinas mas também as paisagens a elas associadas, profissões e estações, permitindo-nos continuar a frisar, ainda hoje a importância da comunicação que com esta viagem (sobre carris) se iniciou, concluiu Ana Paula Assunção.
Esta exposição está patente ao público de Terça-feira a Domingo, das 9h00m às 12h30 e das 14h00m às 17h30m, no Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.