Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Informação

Geminação Jovens Cabeceirenses visitaram Neuville-Sur-Saône

O Presidente da Câmara de Neuville Sur Sâone recebeu as jovens cabeceirense
O Presidente da Câmara de Neuville Sur Sâone recebeu as jovens cabeceirense
Uma delegação composta por seis cabeceirenses, deslocou-se a França de 30 de Outubro a 4 de Novembro último, tendo em vista participar em mais uma acção planeada no âmbito da geminação estabelecida entre este concelho de Basto e aquela localidade de Neuville-Sur-Saône, situada na região de Lyon.
Uma iniciativa que teve como principal objectivo proporcionar um contacto mais próximo com aquele país, aproximar os cidadãos e sobretudo, partilhar conhecimentos e vivências entre as duas localidades “irmanadas” há mais de uma década, que através da promoção de intercâmbios juvenis, culturais, económicos e outros, procura a construção de uma Europa cada vez mais forte e coesa.
Autarcas franceses e cabeceirenses  visitaram vários locais de Neuville
Autarcas franceses e cabeceirenses visitaram vários locais de Neuville
Assim, imbuídos deste espírito, o grupo constituído por quatro jovens estudantes, respondeu positivamente ao convite formulado pela Autarquia Cabeceirense para se deslocar a França e participar nesta viagem de estudo e de conhecimento, assente num programa lúdico e sócio-cultural.
Aquando da chegada, a delegação portuguesa foi recebida na Câmara Municipal de Neuville-sur-Saône, sendo de imediato “distribuída” por simpáticas famílias de acolhimento.
As visitas à cidade de Lyon, à vila medieval de Pérouges e ao Parque das Aves em Villard-les-Dombles; a recepção dos jovens nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara, Jean-Claude Ollivier, a visita às instalações e serviços municipais, nomeadamente, à Casa dos Jovens e da Cultura, aos Serviços da Juventude e ordenamento do centro, permitiu conhecer in loco, diferentes modelos de gestão e organização. O programa incluiu também, a apresentação do funcionamento da Câmara Municipal pelo Director Geral dos Serviços, bem como uma explanação sobre o orçamento Municipal efectuada pelo Chefe de Serviço Financeiro, já que os jovens que integravam a delegação estão inscritos num curso de contabilidade. A visita à Biblioteca e um jantar de confraternização nas famílias de acolhimento encerrou a estada da delegação lusa, que regressou a Portugal no dia 4 de Novembro.
No Salão Nobre, o Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto à conversa com  as jovens que aderiram a esta iniciativa
No Salão Nobre, o Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto à conversa com as jovens que aderiram a esta iniciativa
De referir ainda que durante a sua permanência naquela localidade, os Cabeceirenses estabeleceram contactos não só com a comunidade francesa, mas também com alguns emigrantes que ali residem e trabalham há vários anos.

Uma década de amizade e conhecimento


Recorde-se que na última década de geminação estabelecida entre as duas localidades, os dois municípios têm vindo a dinamizar várias iniciativas, trocando experiências, promovendo as suas potencialidades aquém e além fronteiras e também estabelecendo intercâmbios em sectores diversificados como a cultura, a educação, a área social, o sector económico, entre outras, com o intuito de envolver os diferentes agentes e a população em geral das duas localidades. Esta deslocação de jovens portugueses a Neuville-sur-Saône, vem no seguimento do acolhimento que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto proporcionou no ano transacto, a um grupo de jovens franceses que permaneceu no concelho durante uma semana participando em actividades, realizando trabalhos, fazendo visitas a locais e equipamentos, no âmbito de um intercâmbio semelhante.
Portugueses e Franceses em convívio num restaurante local
Portugueses e Franceses em convívio num restaurante local

Uma experiência inesquecível

Antes de partir, a delegação cabeceirense foi recebida na Câmara Municipal pelo Presidente da Autarquia, Eng.º Joaquim Barreto, que na ocasião felicitou os jovens pela adesão a esta iniciativa, intitulando-os de «embaixadores» de Cabeceiras de Basto durante a permanência em terras gaulesas. De regresso, a delegação agradeceu a oportunidade dada pela Autarquia em visitar aquela localidade francesa, manifestando o seu contentamento pela forma como correu a viagem e a hospitalidade com que foram recebidos.
Recorde-se ainda, que Neuville-Sur-Saône na região de Lyon, serviu de albergue para milhares de portugueses, muitos deles cabeceirenses, que ali se fixaram a trabalhar e a residir, aquando do surto de emigração de que Portugal foi alvo nas décadas de 60 e 70. A partir de então as relações laborais e de amizade entre estas duas terras acentuaram-se perdurando ao longo dos anos relações que os dois Municípios pretendem continuar a fomentar no futuro.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.